Relação do preço do bezerro e o abate de vacas, dados anuais em mais de 20 anos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Dados anuais da relação do preço do bezerro e o abate de vacas entre 2001 e 2023.

O fato é que o ritmo de abate de fêmeas no Brasil alcançou, em 2023, o maior crescimento desde 2004, como mostram os dados da Figura abaixo.

A Figura ilustra a variação anual do abate oficial de fêmeas no Brasil (IBGE), e do preço médio nominal do bezerro (Cepea) entre 2001 e 2023.

Fonte: Dados do Cepea e IBGE (elaborado por Farmnews)
O preço do bezerro caiu pelo segundo ano consecutivo em 2023, enquanto o abate de fêmeas acumulou o segundo ano de alta no período.

Pois é, a queda no preço do bezerro em 2023 (linha verde da Figura acima), a maior ao longo da série de mais de 20 anos, foi acompanhada pelo forte aumento do abate de fêmeas

Vale lembrar que em 2022 o preço do bezerro (Cepea) caiu 8,4% em relação ao valor médio nominal praticado em 2021. No entanto, em 2023 a perda foi de 18,4%, a maior queda ao longo da série iniciada em 2021, superando a desvalorização de 2017, quando o preço da categoria de reposição caiu 12,0% frente ao preço médio de 2016.

Certificação Especialista em Programas Nutricionais (na Transição Águas/Seca) (movimentopecuario.com.br)

Em 2024, até a parcial de março, o preço da reposição apresentou perda menor que o boi gordo, mostrando sinais de maior estabilidade. Avaliando o comportamento dos valores corrigidos do bezerro, no longo prazo, a expectativa é que a reversão do ciclo, de baixa, para alta, está próxima.

Fonte: Farmnews

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *