Recorde Histórico: EUA aumentam compra de carne bovina brasileira em março de 2025

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

A compra de carne bovina do Brasil pelos EUA alcançou patamar histórico em março de 2025.

Vale destacar que a demanda por carne bovina brasileira no mercado internacional tem sido o destaque nos primeiros meses de 2025, a exemplo da venda de bovinos vivos do Brasil. O embarque de carne bovina in natura do Brasil renovou a máxima histórica no 1º trimestre de 2025, enquanto a receita de exportação de bovinos vivos nos primeiros 3 meses do ano superou em 3 vezes o faturamento alcançado no mesmo período de 2024 .

Pois é, e esse aumento na exportação de carne bovina in natura aconteceu, também, pelo forte aumento do ritmo de compra do segundo maior comprador do Brasil, os EUA, como mostram os dados da primeira Figura abaixo.

A Figura apresenta os dados de exportação mensal de carne bovina in natura do Brasil para os EUA, em mil toneladas, entre janeiro de 2019 e março de 2025, segundo dados da COMEX.

Fonte: Dados da COMEX (elaborado por Farmnews)
A compra de carne bovina do Brasil pelos EUA em março de 2025 somou 36,9 mil toneladas métricas, o maior valor mensal e mais de 6 vezes acima do observado em março de 2024 (5,6 mil toneladas).

Além do recorde mensal em março de 2025, as vendas para os EUA nos primeiros 3 meses de 2025 também renovou a máxima (segunda Figura), mais que dobrando os embarques de carne bovina registrados no 1º trimestre de 2024.

A Figura apresenta os dados de exportação de carne bovina in natura do Brasil para os EUA, em mil toneladas, no 1º trimestre, entre 2015 e 2025, segundo dados da COMEX.

Apesar da China seguir liderando, com folga, o rank dos maiores importadores de carne bovina do Brasil (clique aqui), a importância do país asiático tem diminuído, ainda que gradativamente, com o aumento das vendas não apenas para os EUA, mas também para a Rússia (clique aqui), Emirados Árabes Unidos, Filipinas entre outros.

Essa maior diversificação e aumento da importância de outros países importadores, além da China é importante para o mercado de exportação de carne bovina do Brasil, diminuindo pouco a pouco a concentração e os riscos de uma demanda concentrada. Isso é algo que deve ser valorizado pelo setor.

Fonte: Farmnews

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *