Segundo a ABPA, país asiático segue demandante do produto e há expectativa de embarques para México e Chile
O Brasil exportou 89,2 mil toneladas de carne suína in natura e industrializada em janeiro de 2023, volume 19,6% superior ao registrado no mesmo período no ano passado. A receita dos exportadores aumentou 32,1% na mesma comparação, chegando a US$ 212,4 milhões. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (9/2) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Esta pensando em adubar seus pastos agora no início das águas, com objetivo de melhorar a capacidade de suporte da sua fazenda e obter maior produção de @/ha? Conheça a excelente opção para ADUBAÇÃO de Pastagens e Culturas em geral . Clique aqui para saber mais!
O resultado foi puxado pela China, que importou 41,6 mil toneladas de carne suína brasileira, aumento de 32,5% em relação a janeiro de 2022. Hong Kong também foi destaque no período, com 7,1 mil toneladas (+5,5%).
“As elevações dos embarques para a China e Hong Kong atestam a permanência da demanda por produtos brasileiros no maior mercado consumidor de carne suína do planeta, mantendo o comportamento verificado no segundo semestre de 2022, e que deve se manter em 2023”, avalia, em nota, o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.
Outros mercados que se destacaram entre os destinos da carne suína brasileira em janeiro de 2023 foram Chile, com 6,5 mil toneladas (+53%) e Singapura, com 4,7 mil toneladas (+37,7%).
No comunicado, Luís Rua destaca que as vendas para o mercado chileno devem ganhar mais força depois do reconhecimento do Estado do Rio Grande do Sul como livre de febre aftosa sem vacinação. Para a ABPA, esses embarques podem crescer de 20% a 25%, mas o início ainda depende da habilitação dos frigoríficos gaúchos.
“Há, também, expectativa sobre o efeito das vendas brasileiras de carne suína para o México e a consolidação do mercado canadense, dois dos mais importantes mercados importadores da proteína animal no mundo, que foram abertos recentemente”, avalia Luís Rua, em nota.
Fonte: Globo Rura