Comércio está parado há 47 dias, após a confirmação de dois casos atípicos da doença da vaca louca. País asático é o maior comprador do Brasil.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, conversou nesta quinta-feira (21) com o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, sobre a retomada das importações de carne bovina brasileira pelo país asiático.
A China é tradicionalmente o principal destino da carne brasileira, mas uma suspensão aos embarques ao país asiático foi anunciada no início de setembro, após a confirmação de dois casos atípicos da doença “mal da vaca louca”, um em Mato Grosso e outro em Minas Gerais.
Como se tratava de casos atípicos, que não oferecem riscos à saúde, o mercado acreditava em um breve retorno dos embarques, o que ainda não ocorreu.
Em videoconferência, os ministros “conversaram sobre abertura e diversificação de mercados, incluindo retomada das exportações de carne bovina brasileira”, disse o Itamaraty no Twitter.
Segunda a publicação na rede social, “o chanceler chinês acredita que o assunto será resolvido rapidamente”.
O Itamaraty citou ainda que uma reunião bilateral discutirá o tema ainda nesta quinta-feira para “encaminhar o assunto”.
Fonte: Reuters