Completada metade do mês, exportações de carne de frango sinalizam o melhor setembro da história

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

À primeira vista, as exportações de carne de frango da terceira semana de setembro (10 a 16, cinco dias úteis) sofreram sensível retração, pois a média diária registrada nos cinco dias úteis anteriores (29.594 toneladas) recuou quase 20% ao considerar-se a média embarcada nos 10 dias úteis das três primeiras semanas do mês (24.075 toneladas)

A retração, porém, é apenas aparente e podia ser prevista, dado que os primeiros números de setembro continham saldos do mês anterior. Assim, os resultados da terceira semana, especificamente, são mais realistas, as 18.557 toneladas/dia registradas no período correspondendo muito de perto à média registrada nos 12 meses anteriores (média de 18.874 toneladas/dia entre setembro de 2022 e agosto de 2023).

Uma vez que os resultados já computados englobam exatamente a metade das exportações de setembro (10 dos 20 dias úteis do mês), uma projeção a partir da média diária apontada pela SECEX/ME sugere embarques totais da ordem de 480 mil toneladas.

É mais adequado, no entanto, contar que os embarques destas duas últimas semanas de setembro se mantenham nos mesmos níveis registrados na semana passada. Ainda assim, o total mensal deve corresponder a novo recorde para um mês de setembro, situando-se em torno das 420-425 mil toneladas. Por sinal, será a primeira vez que se ultrapassam as 400 mil toneladas nesse mês.

Tão alvissareira quanto é a constatação de que o preço médio apresenta ligeira recuperação em relação ao que foi apurado nos cinco primeiros dias úteis do mês. Porém, persiste a redução em relação ao ano anterior, os US$1.780,86/toneladas até agora registrado correspondendo a uma queda de praticamente 14% sobre os US$2069,50/tonelada de setembro de 2022. Neste caso, porém, o que não se pode esquecer é que um ano atrás a carne de frango alcançava um dos melhores preços da história.

Fonte: AviSite

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *