China foi o destino de 59%das exportações de carne bovina de janeiro a agosto

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Suspensas temporariamente por causa dos casos atípicos do mal da “vaca louca” confirmados pelo Ministério da Agricultura em Belo Horizonte (MG) e Nova Canaã do Norte (MT), as exportações de carne bovina do país para a China (incluindo Hong Kong) representaram 59% do volume e da receita totais entre janeiro e agosto deste ano. 

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), para todos os destinos os embarques somaram 1,284 milhão de toneladas e renderam US$ 6,26 bilhões. O volume foi praticamente o mesmo de igual intervalo de 2020, mas a receita cresceu 15%. 

Nos primeiros oito meses do ano, os Estados Unidos se mantiveram como os segundos maiores compradores de carne bovina brasileira (66,5 mil toneladas, 92,7% mais que no mesmo período de 2020), seguidos pelo Chile (62,6 mil toneladas, alta de 24,4%) e pelo Egito (35,5 mil toneladas, queda de 54,9%). 

Recorde em agosto 

Em agosto, com a forte demanda chinesa, houve aumento do volume total exportado depois de três meses de quedas. Segundo a Abrafrigo, foram 211,9 mil toneladas, 10,8% mais que no mesmo mês do ano passado. Segundo a entidade, foi o primeiro mês na história em que as exportações superaram a marca de 200 mil toneladas. A receita, também recorde, atingiu US$ 1,175 bilhão, um avanço de 56% na comparação. 

Em nota, a Abrafrigo destacou que pesaram para essa recuperação do volume exportado pelo Brasil a suspensão das exportações argentinas a Casa Rosada adotou a medida em uma tentativa de conter a inflação no país — e a redução da oferta na Austrália, “onde o rebanho ainda não se recuperou de sucessivas perdas devido a secas e enchentes”.

Fonte: Valor Econômico

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *