O Brasil exportou 49,41 mil toneladas de carne bovina in natura durante a segunda semana de agosto (8 a 12), um forte avanço de 25,42% em relação ao volume registrado na primeira semana do mês (1-5), informam nesta terça-feira (16/8) as consultorias do setor pecuário, com base em dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Com esse resultado, os embarques dos dez primeiros dias úteis de agosto/22 totalizaram 88,81 mil toneladas, uma média de 8,88 mil toneladas/dia, representando um aumento de 7,6% sobre o volume médio diário registrado em agosto/21, compara a consultoria Agrifatto.
“Assim, a segunda semana de agosto se encerrou com o melhor resultado para esse período desde abril/22”, informa o economista Yago Travagini, da Agrifatto.
O preço médio mensal da proteína bovina valorizou 0,59% na segunda semana de agosto/22, na comparação com a semana anterior, sendo precificada em US$ 6,28 mil/toneladas.
Com isso, as vendas externas da proteína bovina in natura atingiram um faturamento de US$ 558,02 milhões na primeira metade do mês, o equivalente a 54,09% do montante arrecadado com os negócios em todo o mês de agosto/21, quando a tonelada tinha o preço médio 9,61% inferior ao atual, compara a Agrifatto.
“Caso o ritmo atual dos embarques permaneça durante todo o mês de agosto, existe a possibilidade de embarques totais em torno de 200 mil toneladas, um novo recorde para o período”, observa a consultoria IHS Markit.
Fonte: Portal DBO