De acordo com a Rural Clima, RS deve ter menos chuva entre os estados sulistas no mês de outubro
Uma frente fria que passou pelo Sul nos últimos dias, segue avançando pelo Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, em direção ao Norte e Nordeste. De acordo com o boletim agroclimático da Rural Clima, esse sistema perdeu intensidade nas últimas 24 horas, mas ainda provocou chuvas em diversas regiões produtoras do Brasil.
Alexandre Nascimento, agrometeorologista da Rural Clima, afirma que para o final de semana, a mesma frente fria deve continuar avançando para fora do país e um sistema de alta pressão deixará todos os estados da faixa leste do Sul e Sudeste com temperaturas baixas e tempo fechado, com pancadas de chuva. “Entre os estados do Sul, o Rio Grande do Sul é o que deve ter menos chuva no durante o mês de outubro”, afirma.
Um novo sistema de baixa pressão começa a alinhar a umidade que vem da Amazônia e deve provocar chuvas no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rondônia e Amazonas. “Essa chuva deve subir nos próximos dias e chegar ao norte de Minas Gerais e Tocantins”.
A expectativa é de chuva em praticamente todas as regiões produtoras do Brasil nos próximos dias. “Será uma semana molhada, com chuvas generalizadas. As mais intensas continuam entre Paraguai, Paraná, São Paulo, centro-sul de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais”.
Fonte: Globo Rural