Insumos, como penas e ossos, são utilizados no desenvolvimento de ingredientes naturais e sustentáveis para as áreas de saúde e nutrição
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, conta com uma unidade de negócios especializada na produção de ingredientes de alta performance para as indústriasde nutrição e saúde. Desde 2016, a BRF Ingredients aproveita os coprodutos de 32 plantas da empresa e os utiliza como matéria-prima, gerando aproximadamente 173 mil toneladas por ano de itens para os mercados Animal Nutrition, Food Ingredients, Human Health e Plant Nutrition, além da própria BRF.
Os ingredientes, que tem origem, por exemplo, em penas, vísceras, ossos e soja, atendem mais de 100 clientes em seis países: Brasil, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Vietnã e África do Sul.” A BRF Ingredients é uma unidade de negócios da Companhia, que visa agregar valor às matérias-primas da cadeia agropecuária e alavancar a economia circular, por meio de uma consciência de inovação, eficiência e sustentabilidade”, destaca o diretor-responsável pela área, Luiz Franco.
Cerca de 70% das matérias-primas são destinadas a produtos das marcas Sadia e Perdigão, e nos últimos cinco anos, a BRF passou a dar uma solução com maior valor agregado aos demais 30% restantes. Dos ingredientes produzidos, 85% são destinados para a área de Animal Nutrition, que são farinhas, gorduras animais e proteínas hidrolisadas, 14% para a área de Food Ingredients, que se transformam em proteínas de soja e farinhas de empanamento, aromas e gorduras vegetais e 1% para a área de Human Health com produção de heparina crua.
A BRF Ingredients desempenha as suas atividades baseada em três pilares: Sustentabilidade, aliada à Visão 2030 e integra os 22 compromissos da BRF que reforçam a importância dos aspectos do ESG (do inglês Ambiental, Social e de Governança); Qualidade, com metodologias de processos padronizados visando garantir a segurança dos produtos; Inovação por meio de pesquisas e parcerias com universidades e institutos técnicos com o objetivo de desenvolver produtos e acompanhar tendências e performance de resultados.
Fonte: Assessoria