Meteorologistas mantêm previsão de geada forte para áreas do milho safrinha na próxima madrugada

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Massa de ar frio vai avançar com mais intensidade para o Sudeste, com risco de geada também em SP e MG

A massa de ar frio mais intensa do ano derrubou as temperaturas em todo o país nas últimas 24 horas, com registro de geadas em importantes áreas de produção agrícola e a tendência é que o frio fique ainda mais intenso para a próxima madrugada. 

O agrometeorologista Luiz Renato Lazinski mantém a previsão de geada generalizada para a próxima madrugada em todo o Sul do Brasil, com destaque para áreas de produção de milho safrinha no Paraná e Mato Grosso do Sul e o avanço da massa de ar frio para o Sudeste. Além do Brasil, a terça-feira (29) também amanheceu mais gelada no Paraguai e produtores do país vizinho também relatam áreas de milho atingidas pelo evento climático.

Para a próxima madrugada, Lazinski prevê temperaturas abaixo de 0ºC para o oeste e sul do Paraná e áreas do Mato Grosso do Sul. “Nessas áreas, além do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é previsto geada com intensidade entre moderada e forte”, comenta o especialista.

Previsão de temperatura mínima para amanhã - modelo GFS
Previsão de temperatura mínima para amanhã – modelo GFS
Mapas Simepar - 290621
Mapas Simepar - 290621

Além do Sul, Lazinski, destaca ainda o avanço do frio para o Sudeste, com risco de geada no Sul de São Paulo, chegando até o Sul de Minas, porém com menos intensidade. Lazinski afirma ainda que a massa de ar frio deve seguir derrubando as temperaturas até, pelo menos, quinta-feira (1), quando diminui a intensidade da geada.”O que preocupa é a intensidade e mesmo com o frio avançando, na quinta-feira o estrago já pode ser grande nas áreas da safrinha”, acrescenta.

Já as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam risco de geada com intensidade moderada no sul e sudoeste de São Paulo, além da Serra da Mantiqueira. A tendência é que as temperaturas também registrem declínio no Norte Paulista, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais, com risco de geada fraca em toda área.  

Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias do Inmet:

Temperatura - 93 horas - Inmet - 290621
Fonte: Inmet 

Fonte: Noticias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *