Previsão segue mostrando chuva rápida chegando no Paraná nesta quarta-feira (12)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para declínio de temperatura no Rio Grande do Sul nas próximas horas. “Leve risco à saúde. Declínio entre 3ºC e 5ºC”, afirma a publicação oficial na página do Inmet.
De acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, após a passagem da frente fria, uma nova massa de ar seco e frio vai invadir todo o Sul do Brasil, derrubando as temperaturas, com risco de geadas em quase todo o estado gaúcho na próxima madrugada, “Exceto o norte, litoral e a Capital não têm risco de geadas, as outras áreas devem ter registros com intensidade fraca”, afirma.
Segundo o modelo de temperatura do Inmet, as mínimas devem ficar entre 4 e 6 graus no oeste e sul do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, a tendência é de temperatura mínima entre 8 e 10 graus. Para os próximos dias, os modelos mostram também o avanço da massa de ar frio para Santa Catarina e Paraná, mas ainda sem indicativo de condição para geada generalizada.
Veja o mapa com a tendência de temperatura do ar:
Já em relação as chuvas, a frente segue avançando para Santa Catarina, com previsão de chegada no Paraná na quarta-feira (12). De acordo com o modelo Cosmo, nas próximas 24 horas, são esperados acumulados entre 20mm e 23mm no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
No Paraná, a chuva chega amanhã e com maior intensidade no centro-leste do estado, com precipitação prevista entre 20mm e 40mm. Segundo o Inmet, no oeste e norte do estado também há condição para chuvas, porém com precipitação de até 20mm. A chuva no estado vai passar de maneira rápido, sendo esperado apenas um dia de chuva generalizada.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Fonte: Noticias Agrícolas