A ONG Mercy For Animals (MFA) anunciou que vai lançar no próximo dia 15 o Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA). Segundo a organização, a ferramenta vai ranquear o progresso de empresas de alimentos da América Latina em relação ao tratamento dispensado aos animais criados para abate, como bovinos, suínos e aves.
De acordo com a MFA, as informações do MICA serão fornecidas pelas próprias empresas, que então serão comparadas e classificadas de acordo com sete categorias: ouro, prata, bronze, verde, amarelo, laranja e vermelho.
No Brasil, informou a organização, mais de 120 empresas já anunciaram compromissos para banir integralmente de suas cadeias de suprimentos o confinamento de galinhas em gaiolas, a maior parte delas até 2025. Entre elas estão Carrefour, GPA, St Marche, Zaffari, Makro, McDonald’s, Burger King, Subway, Spoleto, GRSA e Sodexo.
“O MICA pode ser acessado globalmente por consumidores, investidores, imprensa e empresas concorrentes. Para o lançamento, a MFA selecionou 34 influentes empresas alimentícias da América Latina e as encorajou a reportar publicamente, de preferência, ou privadamente os avanços na transição para sistemas livres de gaiolas em suas cadeias de suprimentos”, informou a MFA.
Fonte: Valor Econômico