Mato Grosso do Sul é o quinto estado que mais exporta carne bovina

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Com 212 mil toneladas de carne bovina enviadas ao mercado externo em 2020, Mato Grosso do Sul se manteve na 5ª posição do ranking entre os estados que mais exportam o produto. Tais exportações renderam ao Estado U$S 783 milhões de dólares em faturamento no ano passado.

Os dados referentes ao mercado regional de carne bovina são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), compilados pela equipe econômica da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

As exportações de Mato Grosso do Sul representavam 6,7% no volume exportado brasileiro em 2015, passando para cerca de 8,16% em 2020. Os números mostram que cada vez mais o setor externo tem ganhando participação dentro da demanda final pelos produtos de abate bovino.

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck explica que nos últimos anos o Estado diversificou a matriz econômica, saindo do binômio boi e soja e incorporando novos setores e indústrias, que contribuem para agregar valor à matéria prima local.

“Na pecuária vemos uma redução da produção, mas também identificamos um pecuarista aprimorando seu produto, mirando o mercado internacional, com mais tecnologia, mais produtividade e rentabilidade. Os setores estão se adaptando, incorporando inovações e ganhando mais espaço no mercado externo”, explica o secretário.

Os principais destinos dessas exportações de Mato Grosso do Sul de foram Hong Kong com 23,92% da participação, seguido pela China, que aumentou sua participação de 3,03% em 2019 para 16,25% em 2020.

Apesar de se manter no ranking, a produção de carne bovina no Mato Grosso do Sul encolheu 12,2% entre 2015 e 2020. Redução bem expressiva em relação ao Brasil, que viu o volume da produção cair apenas 3,6% no mesmo período.

Fonte: Semagro-MS

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *