Pecuaristas utilizaram as hashtags #diamundialsemheineken e #churrascosemheineken para se manifestar
O último final de semana (20 e 21 de março) foi marcado pela polêmica entre a Heineken, segunda maior cervejaria do mundo e os pecuaristas brasileiros. No sábado (21.03), a empresa fez uma postagem sobre o consumo de cerveja, relacionando a data ao Dia Mundial sem Carne, instituída pela ONG norte-americana Farm (Fazenda), em 1985. “Neste Dia Mundial Sem Carne, que tal comer e beber mais verde? A cerveja feita com água, malte, lúpulo e nada mais é a opção perfeita para o acompanhamento de hoje”, diz a publicação.
Logo após a publicação da Heineken, pecuaristas e representantes do agro começaram a se manifestar quanto à postagem. As hashtgs mais utilizadas foram #diamundialsemheineken e #churrascosemheineken.
“Grandes corporações estão sendo vítimas de profissionais da comunicação despreparados”, escreveu no Twitter o engenheiro-agrônomo Maurício P. Nogueira, sócio e diretor da consultoria Athenagro. “Na ânsia de mostrarem resultados com as postagens, embarcam em mentiras, que se apoiam em bandeiras autointituladas justas, sustentáveis ou conscientes.”
Depois da repercussão negativa, a empresa recuou. “Para não restarem dúvidas, além de água, malte e lúpulo, sabe qual nosso ingrediente secreto? O respeito por todos os gostos”, postou.
Veja abaixo a nota oficial divulgada pela multinacional Holandesa
“A Heineken respeita a diversidade de gostos e a livre escolha do consumidor. Seja para acompanhar um bom churrasco, uma salada ou qualquer outro tipo de refeição, para nós o mais importante é que as pessoas possam ter uma cerveja de qualidade para essas ocasiões. Em relação ao post do último dia 20, o único objetivo era reforçar que, por ser uma cerveja com ingredientes naturais em sua receita, feita exclusivamente com água, malte e lúpulo, e nada mais, também é uma opção viável ao público que segue um estilo de vida mais verde e opta pelo consumo de produtos veganos. Assim como é uma opção às pessoas que amam carne. O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores.”
Fonte: Agrolink