Composições têm capacidade para transportar cerca de 11.500 toneladas
A safra de soja está a todo vapor no Mato Grosso. Mais de 1.600 caminhões carregados com grãos e farelo de soja descarregam por dia no terminal de Rondonópolis (MT) para seguirem para o Porto de Santos (SP) via ferrovia. Para dar conta do volume a Rumo, concessionária que opera o trecho, coloca em circulação um trem com 120 vagões.
As composições têm capacidade para transportar cerca de 11.500 toneladas úteis de grãos e trazem um ganho de aproximadamente 50% na capacidade em relação às composições usadas antes, com no máximo 80 vagões (7.600 ton). Por dia, devem sair em média sete trens de 120 vagões em direção a Santos. Neste mês de fevereiro, cerca de 80 mil toneladas de soja têm sido embarcadas diariamente no principal terminal de grãos da América Latina.
O planejamento vem desde 2018. Ao todo, serão investidos mais de R$ 700 milhões no projeto, as obras envolvem adequações em pátios, postos de abastecimento e sinalizações. Os testes para a operação vinham sendo feitos desde o ano passado quando a empresa assumiu o compromisso com a renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Paulista até 2058. Em 2020, foram realizados 505 testes, o equivalente a mais de 830 mil quilômetros rodados.
Todas as adequações para a circulação de 100% dos trens de 120 vagões no fluxo de exportação (Rondonópolis-Porto de Santos) foram concluídas no início deste ano. Já no fluxo de importação, a previsão é que as obras sejam concluídas até 2022.
“Estamos preparados para atender com a máxima eficiência os volumes de soja neste mês de fevereiro. É uma operação a serviço do agronegócio mato-grossense, trabalhamos para encurtar a distâncias e colocar o produtor na porta do porto”, afirma Darlan Fábio De David, vice-presidente da Operação Norte da Rumo.
Outra expectativa é que o aumento de capacidade dos trens diminua em 30% o fluxo quando toda a frota tiver trens de 120 vagões. Além das adequações na Malha Paulista e Norte, toda a operação da Malha Central (ferrovia Norte-Sul) entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’ Oeste (SP) está sendo estruturada para atender as operações com os trens de 120 vagões. A projeção é de ter pelo menos 1 trem por dia partindo do terminal de São Simão (GO) quando for iniciada as operações neste primeiro semestre.
Outro diferencial do novo modelo de operação é a economia de combustível. A cada 25 trens de 120 vagões que circulam de Rondonópolis a Santos, a empresa tem um ganho de um trem “que roda sem combustível” neste trajeto.
“Estamos trabalhando para tornar o modal ferroviário uma referência em eficiência energética e inovação, reduzindo assim as emissões por tonelada transportada”, diz Darlan. “Nosso objetivo é alavancar o transporte ferroviário com papel de destaque na busca por uma logística mais limpa”.
Fonte: Agrolink