Preço futuro do boi gordo frente ao físico, dados de dezembro 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Dados que comparam o preço futuro do boi gordo com o mercado físico na parcial de dezembro (2).

O mercado futuro do boi gordo segue pressionado no início de dezembro, precificando queda para os contratos com vencimento em aberto e de maior liquidez na B3 (primeira Figura). O fato é que desde o final de novembro o preço do boi gordo na B3 descolou, para baixo, do físico. Esse movimento aconteceu também devido a perspectiva de um varejo menos aquecido diante da alta nos valores da carne bovina para o consumidor final, apesar do período de maior demanda.

É importante destacar, contudo, que os preços das carnes concorrentes também aumentaram, com o valor do frango, por exemplo, alcançando, em novembro, o maior valor nominal médio desde o mesmo período de 2022.

A intensidade da queda no mercado futuro aconteceu como reflexo da diminuição das posições de compra, especialmente dos investidores Pessoa Física e o aumento do saldo das posições de venda dos investidores Pessoa Jurídica Não Financeira. Apesar da forte queda, os investidores Pessoa Física, especialmente daqueles que mantinham posições compradas ao longo da primeira e início da segunda metade do ano, puderam realizar bons resultados na B3.

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Cepea e Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre dezembro de 2024 e maio de 2025, em Reais por arroba, no dia 2 de dezembro, considerando os valores do after-market.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (elaborado por Farmnews)
O preço futuro do boi gordo para dezembro de 2024 de R$314,5 por arroba na parcial de dezembro (2) segue distante da referência no físico e projetando queda de cerca de 10,0% no valor atual da arroba.

Aliás, todos os contratos em aberto seguem precificando uma perda próxima de 10,0% frente ao valor atual do boi gordo e, reforçando o fato que a partir de fevereiro, a referência do mercado futuro no físico será a Datagro.

E como temos comentado, apesar da forte queda no preço futuro do boi gordo nos últimos dias (segunda Figura), os valores seguem muito acima dos valores praticados no mesmo período dos anos anteriores. Como temos destacado, o mercado é volátil e oscilações sazonais são esperadas mesmo em um mercado que caminha para um movimento de alta no longo prazo, com a virada do ciclo pecuário, puxada pela recuperação do preço do bezerro.

A Figura abaixo ilustra a evolução diária do preço esperado do boi gordo para dezembro de 2024 na B3 ao longo de 2024.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

Na parcial de 2024, até o final de novembro, frente ao valor que encerrou 2023, o preço do boi gordo e do bezerro se destacaram, acumulando alta diária de, respectivamente, 39,5% e 30,5%. 

Fonte: Farmnews

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *