O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro voltou a subir frente ao mês anterior na parcial de agosto de 2024.
A quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro apresentou leve alta frente ao mês anterior na parcial de agosto de 2024, mas caiu frente ao mesmo período do ano anterior, como mostram os dados da Figura abaixo.
O fato é que o preço do bezerro voltou a subir na parcial de agosto (clique aqui), após a queda nos meses anteriores devido principalmente a condição desfavorável das pastagens em boa parte das regiões de pecuária do País.
A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), nos meses de agosto, entre 2010 e a parcial de 2024 (média até o dia 16).
O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro de 8,84 na parcial de agosto de 2024 caiu frente ao valor praticado em agosto de 2023
Vale destacar que ao longo da série apresentada, entre 2010 e a parcial de 2024, a quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro em um mês de agosto oscilou entre a mínima de 7,26 em 2011 e a máxima de 9,40 em 2023. O valor médio para um mês de agosto foi de 8,37 arrobas de boi gordo por bezerro.
O preço do animal pronto para o abate mostrou reação a partir de julho, após a mínima do ano em junho, o que resultou na menor quantidade de arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro (segunda Figura).
A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de agosto de 2024 (média até o dia 16).
É importante observar que a quantidade necessária de arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro tende a aumentar com a recuperação do preço da categoria de reposição.
Fonte: Farmnews