Prazo para envio de documentação termina no dia 30 de agosto
No Oeste da Bahia já começa a expectativa dos produtores para a próxima safra da oleaginosa. Neste ano, para quem tem interesse em realizar a semeadura antecipada da soja, é necessário ficar atento aos prazos e aos procedimentos necessários.
A Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), já iniciou os trabalhos de orientação e apoio aos produtores.
Para realizar a semeadura antecipada da soja para a safra 2024/2025, em caráter excepcional, com início em 25 de setembro, é necessária uma autorização prévia emitida pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), de acordo com portaria nº 056 de 31 de maio de 2024.
De acordo com Aloísio Junior, gerente de agronegócio da Aiba, essa janela pode ser benéfica para cotonicultores da região.
“Essa janela de excepcionalidade, que vai do dia 25 de setembro até o dia 7 de outubro, é muito interessante principalmente para os cotonicultores e para os produtores rurais que desejam realizar o encortamento da janela. Então, para esses produtores que desejam fazer esse procedimento, eles têm um prazo até 30 de agosto para que eles estejam encaminhando, realizando o cadastramento dessas áreas e estejam fazendo esse procedimento de solicitação da autorização”, explica.
Período regular
Já o período de plantio regular da oleaginosa acontece a partir de 8 de outubro. Contudo, a conclusão da semeadura está prevista para o dia 31 de dezembro de 2024.
De acordo com a Aiba, os documentos obrigatórios para preenchimentos e envio são: Termo de Compromisso, Requerimento para Plantio e Plano de Trabalho.
Para realizar o cadastramento, basta clicar neste link e preencher o formulário.
Fonte: Canal Rural