Clima de verão: chuva e calor espalhados pelo Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Enquanto chuva retorna ao Sul, calor volta ao Sudeste nos próximos dias

A chuva voltou à região Sul do país de maneira moderada a forte, e até na forma de temporais, em pontos dos três estados. Essa condição aliviou o forte calor dos últimos dias, principalmente no Rio Grande do Sul. Além disso, a chuva voltou a beneficiar lavouras em desenvolvimento e finalização do plantio da soja.

Esta pensando em adubar seus pastos agora no início das águas, com objetivo de melhorar a capacidade de suporte da sua fazenda e obter maior produção de @/ha? Conheça a excelente opção para ADUBAÇÃO de Pastagens e Culturas em geral Clique aqui para saber mais!

“Além das chuvas aumentarem a umidade nas lavouras, também devem aliviar o calor que vem causando estresse para as plantações. No final de semana são esperadas temperaturas bem mais amenas, com máximas entre 21 e 24ºC sobre a metade sul gaúcha”, diz o boletim do Agroclima.

Já nesta quarta-feira (11) no Rio Grande do Sul, a chuva deve se concentrar na região sul até a serra gaúcha, passando pela região metropolitana de Porto Alegre e região centro-sul do estado. Enquanto isso, o tempo segue firme desde o centro até o oeste e noroeste gaúcho, além do litoral norte.

Em Santa Catarina e no Paraná, o destaque será as pancadas de chuva fortes, com potencial para queda de granizo e rajadas de vento de mais de 60 quilômetros por hora. “Nessas áreas, a chuva vem ao longo do dia, mas será mais intensa à tarde e à noite”.

Calor e temporais em São Paulo

Em São Paulo, o calor deve chegar depois de dez dias de tempo fechado e temperaturas baixas, mas ainda assim, existem previsões de chuva.

“As temperaturas começam a subir a partir desta quarta-feira (11), em todas as regiões do Estado e no litoral, mas o calor retorna no fim da semana. As máximas no litoral e na capital paulista voltam a se aproximar de 30 °C já na sexta-feira (13)”.

A combinação de calor e umidade provoca nuvens de chuva em todas as regiões do Estado, e as pancadas ocorrem em forma de temporais.

Granizo no Centro-Oeste

Em Mato Grosso do Sul, os temporais ganham força nesta quarta-feira (11). A chuva se concentra na parte da tarde com potencial para granizo em todo o Estado, pelo menos, até sábado (14).

Chuva no Norte e Nordeste

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema produtor de chuva na região Norte do país, vai favorecer a formação de nuvens, com destaque para o Amapá e áreas costeiras da região Nordeste, com contribuições do calor e da umidade.

“A chuva pode cair a qualquer hora no norte do Amazonas e do Amapá. As pancadas acompanham aberturas de sol pela manhã e tarde nas demais áreas amazonenses, acreanas e paraenses”.

Outras regiões que devem ter chuva forte são: Manaus, Belém, Palmas, Salvador, Ilhéus, João Pessoa, Natal, Fortaleza, oeste baiano e todo estado do Maranhão.

Fonte: Globo Rural

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *