Em termos mercadológicos, o cultivo de sorgo granífero em sucessão às culturas de verão, principalmente a soja, tem contribuído para a oferta sustentável de grãos de baixo custo para a agroindústria de rações.
No Brasil, a cultura do sorgo tem ganhado espaço nas últimas safras. O país é o oitavo maior produtor global. De acordo com os dados de estimativa de produção da Conab, na safra 2021/2022, a área de cultivo terá um incremento de 22,6%, chegando a 1,1 milhão de hectares, e a produção terá um incremento de 40,3%, chegando a 2,9 milhões de toneladas.
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O crescimento da cultura pode ser associado às alterações climáticas dos últimos anos, com redução de chuvas na estação destinada aos cultivos de segunda safra. Nesse cenário, a cultura do sorgo, por sua adaptação natural a condições ambientais adversas, tem papel cada vez mais importante para a segurança alimentar. “A tolerância do sorgo ao estresse hídrico tem sido a principal razão para o aumento da área plantada com esse cereal, que ocorre predominantemente na segunda safra no Brasil”, afirma o pesquisador Cícero Menezes, da Embrapa.
O sorgo tem sido uma boa opção para a produção de grãos nas situações em que a falta de água oferece maiores riscos para outras culturas, como o milho. “A planta de sorgo, durante o estresse hídrico, paralisa seu crescimento e volta a crescer quando a chuva retorna, suportando veranicos de até 20 dias, com pouco comprometimento da produção”, explica Cícero.
Em termos mercadológicos, o cultivo de sorgo granífero em sucessão às culturas de verão, principalmente a soja, tem contribuído para a oferta sustentável de grãos de baixo custo para a agroindústria de rações. “Atualmente, em toda a região produtora de grãos de sorgo do Brasil Central, o produto mostra boa liquidez para o agricultor e preços competitivos para a indústria que, cada vez mais, procura alternativas para compor suas rações com qualidade e menor custo”, afirma o pesquisador.
Para discutir o cenário e as perspectivas da cultura, será realizado o painel “Mercado e potencialidades da utilização do sorgo grão” durante o XXXIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo.
O painel terá três palestras:
– “Sorgo – Mercado em expansão”, com Felipe Fabbri, coordenador da Divisão de Mercado de Proteínas Alternativas e de Custo de Produção, da Scot Consultoria;
– “Indústria e consumo de sorgo grão: desafios e oportunidades”, com Dércio Oppelt, gerente executivo de Operações e Logística, da BRFoods; e
– “Estratégias e inteligência territorial para o desenvolvimento do mercado de sorgo”, com Urubatan Klink, da South America Commercial Lead – Innovative Seed Solutions LLC.
O 33º Congresso Nacional de Milho e Sorgo (CNMS) será realizado de 12 a 15 de setembro, com programação técnico-científica on-line. O painel “Mercado e potencialidades da utilização do sorgo grão” ocorre no dia 14 (quarta-feira), de 10h20 às 12h20, com moderação de Leonardo Duarte Pimentel, professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Sobre o Congresso
O 33º Congresso Nacional de Milho e Sorgo (CNMS) ocorre de 12 a 15 de setembro de 2022 em formato híbrido, sendo on-line para os inscritos e presencial para convidados, em Sete Lagoas, cidade localizada na região Central de Minas Gerais.
O evento técnico-científico é realizado a cada dois anos pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS).
Nesta 33ª edição, a organizadora é a Embrapa Milho e Sorgo, com o tema “Brasil: 200 anos de independência – Sustentabilidade e desafios para a cadeia produtiva de grãos.
Fonte: Ascom Embrapa Milho e Sorgo