Após vários dias sem chuva, a circulação dos ventos vai ajudar o deslocamento de nuvens carregadas para região Sul do Brasil
Segundo as previsões da Climatempo, a semana começa com a tendência de um novo corredor de umidade, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), favorecer a formação de nuvens carregadas no Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil. De acordo com a consultoria, a condição está sendo monitorada por meteorologistas após a semana passada ter sido marcada por chuvas fortes e muitos problemas na Bahia, atingindo inclusive áreas de produção agrícola.
“A previsão é de uma sequência de dias com bastante nebulosidade e com chuva que vai e volta. Há risco de temporais, com grandes volumes acumulados até o fim da semana. Essa condição de tempo carregado envolve inclusive as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Campo Grande e Cuiabá”, afirma a previsão.
O estado de alerta, segundo a Climatempo é para o norte de Minas Gerais, região que também recebeu chuvas significativas na semana passada. As condições para temporal nessa área são menores, mas ainda assim os volumes mantêm o norte mineiro em alerta. “Mesmo assim, será uma semana instável e com pancadas de chuva que ainda podem vir com forte intensidade. Permanece a situação de alerta na região”, acrescenta.
A previsão também indica uma mudança nas condições do tempo no Sul do Brasil. Após vários dias sem chuva, a circulação dos ventos vai ajudar o deslocamento de nuvens carregadas para região. Além disso, uma nova frente fria deve reforçar as áreas de instabilidade.
“A circulação de ventos, nos níveis médios e altos da atmosfera, um corredor de umidade que vem da Amazônia, mais um área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai, o Mato Grosso do Sul e o Paraná seguem deixando o tempo bastante carregado, o céu fica cheio de nuvens e chove em vários momentos no norte do Paraná”, acrecenta a Climatempo.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para as próximas 24 horas, prevê bastante chuva na região Central do Brasil. No Centro-Oeste, a previsão é de chuva nos três estados, com precipitação entre 20mm e 40mm. No Matopiba, a tendência é de chuva no sul do Tocantins, também com precipitação de até 40mm.
Em Minas Gerais, a previsão é de chuva em quase todo o estado, com aucmulados entre 20mm e 40mm no período. Uma área isolada no oeste de Minas pode ter chuvas acima de 60mm nesta segunda-feira (13). Ainda no Sudeste, também tem previsão de chuva no Rio de Janeiro, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm. O mapa também apresenta condição de chuvas para São Paulo, porém com volumes mais baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Fonte: Notícias Agrícolas