Em 2019, a General Mills, fabricante de Cheerios, Yoplait e Annie’s Mac e Cheese (entre outros produtos), anunciou que começaria a obter uma parte de seu milho, trigo, laticínios e açúcar de agricultores que estavam engajados em práticas de agricultura regenerativa e comprometidos para o avanço da prática da agricultura regenerativa em um milhão de acres de terra até 2030. No início de 2020, a Whole Foods anunciou que a agricultura regenerativa seria a tendência alimentar nº 1 e, apesar da pandemia e do rápido crescimento das compras online ofuscando a tendência , o interesse empresarial na área ainda aumentou em 138%.
Mais recentemente, a PepsiCo anunciou que estava adotando práticas de agricultura regenerativa em 7 milhões de acres de suas terras agrícolas. A Cargill declarou que pretende fazer o mesmo em 10 milhões de acres até 2030, e o Walmart se comprometeu a promover a prática em 50 milhões de acres. Outras empresas que buscam a agricultura regenerativa incluem Danone, Unilever, Hormel, Target e Land O ’Lakes.
Para aqueles que pensam que esses números são modestos, entenda que apenas 5 milhões de acres de terras agrícolas são atualmente dedicados às práticas de agricultura orgânica. Como futurista profissional que tem aconselhado agricultores e agronegócios nos últimos anos, percebi que a agricultura regenerativa é uma GRANDE tendência e incentiva os comerciantes a começarem a prestar mais atenção em como isso afetará seus negócios.
Indo além do orgânico
Em seu nível mais básico, a agricultura regenerativa é uma forma de agricultura mais amiga da natureza. Pode ser considerado o próximo passo além do orgânico e da sustentabilidade. Embora ainda não haja uma definição oficialmente aceita, a agricultura regenerativa emprega práticas agrícolas e de pastagem que restauram o solo degradado, melhoram a biodiversidade entre os polinizadores (especialmente abelhas e borboletas) e aumentam a captura de carbono no solo para criar benefícios ambientais duradouros.
Se a comida “orgânica” é melhor para a saúde das pessoas, pense na agricultura regenerativa como sendo melhor para a saúde das pessoas e do planeta. Mais especificamente, a agricultura regenerativa busca se afastar dos fertilizantes sintéticos, monoculturas e métodos de produção industrial para técnicas que minimizam o uso de produtos químicos e melhoram a saúde da água e do solo. O resultado final é que a agricultura regenerativa produz alimentos mais saudáveis, ao mesmo tempo que serve para aumentar a produtividade e os lucros do agricultor.
Crescente Demanda do Consumidor
De acordo com a Nielsen, 75% dos millennials estão mudando seus hábitos de compra pensando no meio ambiente. Esse sentimento, é claro, nem sempre se materializa em ações tangíveis em nome de cada consumidor. No entanto, é claro a partir das ações da PepsiCo, General Mills, Walmart, Unilever e outros que eles acreditam que as expectativas dos consumidores sobre o que é ecologicamente correto estão mudando e que em breve eles procurarão comprar alimentos produzidos de forma regenerativa por causa dos muitos benefícios eles produzem.
Em um futuro próximo, devido aos avanços tecnológicos em satélites, sensores inteligentes e Blockchain (uma plataforma tecnológica complexa que irá melhorar significativamente a rastreabilidade), os consumidores terão as ferramentas para rastrear o desempenho de seus produtores de alimentos monitorando tudo, desde as emissões de dióxido de carbono e carbono sequestro de solo para uso de água e biodiversidade.
Se você quiser uma dica sobre esse futuro, dê uma olhada no “Real Foodprint” da Chiplote, que documenta para seus consumidores seu desempenho em cada uma das categorias mencionadas acima. Nem todo consumidor se preocupará com essas coisas, mas está claro que a geração do milênio e os membros da Geração Z estão cada vez mais comprometidos em comprar o tipo de alimentos “ecologicamente corretos” que a agricultura regenerativa está produzindo e em breve buscarão produtos regenerativos nos corredores de suas lojas.
Tornando-se certificado
O próximo passo na transição para a agricultura regenerativa é a certificação. O objetivo é criar uma etiquetagem que permita ao consumidor se conectar com o conjunto completo de seus valores. Em 2020, o Savory Institute concedeu seu primeiro selo “Ecological OutCome Verification (EOV) às últimas barras de proteína da Epic, certificando que sua carne bovina foi criada com práticas de agricultura regenerativa.
Mais recentemente, a Regenerative Organic Alliance revelou seu próprio rótulo “Regenerative Organic” e criou uma certificação de três níveis para produtores que incluem certificação de bronze, prata e ouro. A certificação de três níveis permite que as organizações evitem a questão de uma definição definitiva, ao mesmo tempo que dá aos produtores o tempo e a flexibilidade necessários para atualizar suas práticas e processos a fim de atender a um nível cada vez mais alto de certificação. Com o tempo, os donos de varejistas de alimentos podem esperar que a certificação de terceiros melhore e a rotulagem se torne mais influente em seus hábitos de compra.
O dono do varejista de alimentos prudente deve, portanto, começar a se educar sobre a agricultura regenerativa e entender como ela difere dos produtos orgânicos de hoje. Em seguida, os comerciantes podem começar a trabalhar com as empresas e fornecedores envolvidos na agricultura regenerativa para melhorar a certificação e a rotulagem. Terceiro, incentivo os comerciantes a começarem a tomar medidas tangíveis para criar o espaço e a assinatura necessários em suas lojas para exibir produtos provenientes de fazendas e agronegócios que empregam práticas agrícolas regenerativas. Finalmente, o dono da loja progressista vai querer começar a divulgar seu apoio à agricultura regenerativa. Acredito que este seja um investimento sábio de longo prazo porque ajudará a garantir que seus fornecedores de alimentos estejam engajados em práticas verdadeiramente sustentáveis e forneça a seus clientes acesso a alimentos saudáveis e acessíveis que também são benéficos para a saúde do planeta a longo prazo.
Conclusão
A agricultura regenerativa está posicionada para se tornar popular mais rápido do que muitas pessoas esperam, em minha opinião. É uma situação clássica de triplo ganho. Os consumidores podem receber alimentos mais saudáveis, os agricultores podem ter um futuro mais seguro e próspero e o planeta se beneficiará porque a agricultura regenerativa oferece uma chance melhor de se curar e se restaurar. Na confluência dessas forças estará o dono do varejista que serve de canal entre os três.
Fonte: Artigo de Jack Uldrich, para a Forbes, traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint