Estimativas ainda sinalizam safra maior no Brasil e no mundo
Os preços do trigo continuam firmes no Brasil, mesmo com a menor liquidez operadores consultados pelo Cepea apontam que a baixa disponibilidade nacional do grão afeta o interesse por novos negócios. Além disso, esses agentes têm acompanhado o desenvolvimento da temporada atual, visto que as geadas do último fim de semana podem afetar parte das lavouras.
Entretanto, as estimativas ainda sinalizam safra maior no Brasil e no mundo. Dados divulgados pelo USDA na semana passada até reduziram a estimativa de produção mundial da safra 2021/22 para 792,39 milhões de toneladas, todavia, a previsão continua 2,1% superior à temporada 2020/21.
Para o Brasil, a expectativa do USDA é de que a produção seja 10,4% maior que a da safra 2020/21, atingindo 6,9 milhões de toneladas. Quanto aos derivados, as negociações estão aquecidas no mercado doméstico de farelo de trigo, devido à maior demanda das indústrias de ração, o que resultou em leve alta de preços nos últimos dias. Já no mercado de farinhas, a procura segue estável.
Fonte: Cepea