Ar quente e úmido vai favorecer a formação de nuvens mais carregadas
O última dia de Verão terá características típicas da estação em várias regiões do país. Segundo as previsões meteorológicas mais recentes, o ar quente e úmido vai favorecer a formação de nuvens mais carregadas pelo Brasil. Nas áreas de produção agrícola, os maiores volumes são esperados para o Mato Grosso e áreas do Matopiba nesta sexta-feira (19).
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas entre 20mm e 40mm no Mato Grosso, com destaque para o noroeste do estado que pode ter chuvas de até 50mm nas próximas 24 horas. Ainda no Centro-Oeste, também há previsão de chuvas para o extremo norte do Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 20mm e 30mm. No Goiás, as chuvas tendem acontecer de forma pontual e com chance de granizo em algumas áreas.
Já no Matopiba, o modelo mostra chuva mais intensa para o norte do Tocantins e sul do Maranhão, com a precipitação podendo ultrapassar os 60mm nas duas regiões. No Maranhão, a tendência é de chuva em todo o estado, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm. Também chove no centro-oeste do Piauí, com precipitação de até 30mm.
Segundo as previsões da Climatempo, as áreas de instabilidade sobre o Maranhão e Piauí serão reforçadas no sábado pela circulação de ventos na atmosfera. “Nas próximas 36 horas, é alto o risco para temporais nos dois estados. A Climatempo alerta para chuva forte e volumosa até sábado (20), com potencial para alagamentos”, afirma a consultoria.
Veja o mapa de previsão de precipitação no Maranhão e Piauí nas próximas 24 horas:
Para as demais regiões do país, o modelo Cosmo mostra chuvas mais expressivas para o leste de São Paulo e Rio de Janeiro, com previsão de precipitação entre 30mm e 40mm nas duas áreas. Ainda no Sudeste, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo têm previsão apenas de chuvas pontuais.
Após a passagem rápida de uma frente fria, a região Sul do Brasil permanece com tempo seco e as temperaturas voltam a subir durante o final de semana. “No centro-leste de Santa Catarina e no centro-sul do Paraná, ocorrem pancadas isoladas e no norte paranaense fica em atenção para pancadas de moderada a forte intensidade com raios e ventos”, complementa a Climatempo.
A consultoria destaca ainda que no sábado (20), o ar seco perde força e uma mudança na circulação dos ventos irá favorecer o aumento da umidade. Será um dia de aquecimento pré-frontal. “O primeiro dia do Outono será marcado por sol e calorão no Sul do Brasil, com temperaturas próximas de 34 graus no centro-oeste gaúcho”, afirma.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Últimos cinco dias
Os volumes mais expressivos de chuvas foram registrados no Matopiba e Centro-Oeste nos últimos cinco dias, segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet.
No Matopiba, conforme era previsto, as chuvas mais intensas foram registrados no norte do Matopiba e do Piauí, com acumulados entre 80mm e 100mm. Também choveu no centro do Tocantins, com acumulado de 50mm.
No Centro-Oeste, os maiores volumes de chuvas foram registrados no Mato Grosso e em Goiás, com acumulado entre 20mm e 40mm.
Nas demais áreas do país foram registradas chuvas entre 20mm e 30mm. Veja o mapa de precipitação acumulado nos últimos 5 dias:
Fonte: Noticias Agrícolas