De acordo com a Somar Meteorologia, o tempo não muda muito em relação a quarta-feira. Precipitações mais significativas se concentram ao norte do país
Sul
Todo o Rio Grande do Sul e o interior de Santa Catarina e do Paraná terão mais um dia de sol, praticamente sem nuvens no céu, devido ao predomínio de uma massa de ar seco.
Apenas no litoral de Santa Catarina e na faixa leste do Paraná, os ventos que sopram do mar ainda carregam muita umidade, trazendo condição para chuva fraca ao longo do dia e o tempo permanece o dia todo bem fechado.
O frio continua sendo o destaque na previsão do tempo, principalmente pela manhã, com chance de novos recordes de mínima no Paraná e na serra de Santa Catarina. Inclusive, na serra catarinense, ainda há condição para ocorrência de geada. Em toda a metade leste gaúcha, o dia pode começar com nevoeiro.
Sudeste
A frente fria se afasta em alto mar, mas os ventos úmidos que sopram do oceano contra a costa ainda mantêm o tempo bastante fechado desde o litoral paulista até o norte do Rio de Janeiro, onde pode chover a qualquer hora do dia.
Chove também, mas de forma mais isolada, no noroeste fluminense, Espírito Santo e em quase todo o estado de Minas Gerais. Já no Triângulo Mineiro, sul de Minas e todo o interior de São Paulo, o tempo permanece firme.
As temperaturas continuam amenas na maioria das áreas, devido aos ventos que sopram do quadrante sul. No norte paulista, o calor continua no período vespertino.
Centro-Oeste
Uma grande massa de ar seco predomina sobre grande parte da América do Sul e deixa o tempo firme em Mato Grosso do Sul, centro e sul de Mato Grosso e sul de Goiás. Nessas áreas, há maior amplitude térmica, com manhãs mais geladas e tardes agradáveis. Além disso, umidade relativa do ar cai à tarde e os índices podem atingir níveis críticos, abaixo de 30%.
Já a chuva continua de forma isolada no centro e norte do Mato Grosso e de Goiás, segundo a previsão do tempo.
Nordeste
Cada vez menos áreas ficam com tempo seco, e isso deve acontecer somente entre o centro e o oeste da Bahia. Em outras áreas nordestinas, a circulação de ventos em altitude garante formação de nuvens e chuvas isoladas e passageiras.
A umidade que sopra do oceano intensifica as instabilidades e favorece um dia nublado com alto volume de chuva entre Sergipe e Alagoas. Por fim, no litoral da Bahia os ventos ainda sopram na ordem de 50 km/h, de acordo com a previsão do tempo.
Norte
As condições de tempo pouco mudam e a chuva continua distribuída em boa parte das áreas. No leste de Tocantins, o predomínio será de tempo firme, assim como em grande parte do Acre e Rondônia.
No Amazonas ainda pode ter chuva forte. Nas demais áreas, a combinação de calor e umidade provocam pancadas de chuva isoladas.
Fonte: Canal Rural