A demanda mais fraca se manifestou como uma clara tendência de queda nos preços globais das commodities lácteas em maio de 2022.
Os retornos de exportação para todos os preços das commodities lácteas caíram em maio de 2022, com os preços do leite em pó integral e da manteiga liderando a queda: o resultado da guerra na Ucrânia e da Covid-19.
É importante ressaltar que todas as principais commodities, exceto leite em pó integral, estão com preços mais elevados em relação ao início do ano. A RaboResearch espera que os preços das commodities lácteas permaneçam voláteis nos próximos meses, com as fracas configurações globais de oferta de leite apoiando os preços a permanecerem em níveis elevados.
O crescimento mais lento da oferta suporta um forte piso de preços. A oferta de leite da Nova Zelândia para o penúltimo mês da temporada 2021/22 foi menor em quase 5,6% no comparativo anual. Este é o nono mês consecutivo de captações de leite mais fracas em comparação com a temporada passada, devido ao clima médio em grande parte da temporada. A produção da temporada até abril de 2022 caiu 4,1% em relação ao ano anterior.
Uma história semelhante está acontecendo na Austrália, com a produção de leite continuando a cair na última temporada. Em abril de 2022, a produção nacional de leite da temporada até abril caiu 3,4%, para 7,3 bilhões de litros. A produção de leite dos EUA também caiu 1% em abril, com margens e clima seco fornecendo um cenário desafiador.
A RaboResearch antecipa um preço do leite ao produtor NZD 9,00 (US$ 5,87) por quilo de sólidos do leite equivalente a NZS 0,74 (US$ 0,48) por quilo de leite para a temporada de produção 2022/23. Os eventos sísmicos globais continuam reverberando nos mercados, proporcionando um cenário desafiador para as previsões de preços do leite. O risco do lado da demanda mais elevado do que o normal cria um ambiente operacional altamente dinâmico para as receitas dos produtores de leite, enquanto no lado da oferta o Rabobank espera que os motores da produção global de leite voltem à vida mais tarde na temporada.
A incerteza está obscurecendo as perspectivas de demanda particularmente na China. O impacto das restrições dinâmicas de movimento ‘zero-Covid’ no maior país importador de laticínios, a China, terá reverberações de longo alcance dentro e fora da China. A suposição do Rabobank é que muitas regiões da China permanecerão sob várias políticas de lockdown durante grande parte deste ano. Xangai está em processo de afrouxamento das restrições de bloqueio e o Rabobank está observando como o consumo de laticínios e a demanda de importação se comportam.
Fonte: Rabobank, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.