O preço futuro do boi gordo segue cotado abaixo do mercado físico em julho (21), para os contratos com vencimento entre julho e outubro de 2023.
O mercado futuro do boi gordo foi bastante pressionado ao longo de julho, mantendo o preço esperado do boi gordo para outubro de 2023, por exemplo, abaixo da cotação no mercado físico no mês (Figura), voltando inclusive a ficar próximo da mínima para o vencimento.
Esse cenário, que projeta o valor do boi gordo na segunda metade de 2023 abaixo do valor praticado em julho, parece exagerado, embora reflita um momento atual de vendas mais fracas em um período que tradicionalmente o consumo interno cai (férias), o que favorece o aumento dos estoques de carne bovina no atacado e uma pressão maior no preço do animal pronto para o abate.
Contudo, a expectativa é que ao longo do 2º semestre do ano esse cenário tende a melhorar, seja por uma demanda interna e externa mais aquecida, como pela redução da oferta de fêmeas para o abate, período reprodutivo. Claro, como temos reforçado, sem exagero, mas com uma perspectiva de preço do boi gordo melhor que a atual
O fato é que o preço do boi gordo voltou a cair na segunda quinzena de julho, interrompendo movimento de recuperação iniciado no fim de junho.
A Figura abaixo apresenta dados do preço do boi gordo (Cepea) e dos contratos futuros, entre julho e dezembro de 2023, em Reais por arroba, no dia 21 de julho.
Fonte: Farmnews