O preço do bezerro caiu na parcial de julho, pressionado pelas condições das pastagens.
O preço do bezerro em 2024, embora mais estável que o boi gordo em 2024, vem sofrendo pressão negativa em julho devido a maior oferta de animais em um período de condições de pasto desfavorável. Isso porque nesse período de safra, além da maior oferta, a procura pela reposição diminui, pressionando, para baixo, as cotações da categoria (primeira Figura).
A Figura a seguir ilustra a evolução diária do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por cabeça, desde 2023.
A queda no preço do bezerro na parcial de julho fez com que a média de 2024 recuasse para o menor patamar do ano (segunda Figura). Esse movimento de queda devido a fase do ano e em especial aos efeitos do clima, pode ser uma importante oportunidade de compra, já que a expectativa de “virada” do ciclo pecuário e o movimento de recuperação gradativa ao longo da segunda metade de 2024 permanece inalterada.
A Figura apresenta os dados do preço médio nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) entre janeiro de 2020 e a parcial de julho de 2024 (média até o dia 11).
O preço do bezerro caiu na parcial de julho de 2024 para o menor patamar do ano, pressionado por um movimento pontual de maior oferta devido as condições das pastagens.
Expectativa de menor oferta de fêmeas para o abate na segunda metade de 2024, é também esperada uma maior demanda, tanto interna como externa. Aliás, tradicionalmente a exportação de carne bovina no 2º semestre do ano é cerca de 20,0% maior que a observada na primeira metade do ano.
Fonte: