Muitas operações de gado colheram safras afetadas pela seca ou outras forragens alternativas para compensar a redução da produção na seca. Essas forragens estressadas pela seca podem ser ricas em nitratos e causar problemas de toxicidade no gado, dizem os especialistas em extensão da North Dakota State University (NDSU).
Forragens anuais de grãos pequenos, como trigo, cevada e aveia, bem como brássicas, painço, sorgo, capim sudão e milho em pé podem conter níveis tóxicos de nitratos.
A toxicidade do nitrato é mais comumente um problema em ruminantes, sendo o gado mais suscetível do que o ovino. Concentrações dietéticas acima de 1.000 partes por milhão (ppm) de NO3-N (nitrato-nitrogênio) ou 7.220 ppm de KNO3 (nitrato de potássio), dependendo da análise laboratorial realizada, podem resultar em intoxicação por nitrato.
Dada a extensão da seca neste ano, todas as forragens devem ser testadas quanto ao teor de nitrato.
“Uma vez que os níveis de nitrato são conhecidos, triturar e misturar feno com baixo e alto teor de nitrato é a melhor estratégia para reduzir o risco”, disse Zac Carlson, especialista em gado de corte da NDSU Extension. “Se os produtores não podem moer e misturar feno, desenrole primeiro o feno com baixo teor de nitrato, espere o gado consumir a maior parte do feno com baixo teor de nitrato e então desenrole o feno com alto teor de nitrato. Além disso, fornecer alguns quilos de grãos por animal diariamente pode ajudar a reduzir o risco de toxicidade do nitrato. ”
“Diminuir a ingestão de feno com alto teor de nitrato é a chave para reduzir o risco”, disse Janna Block, especialista em sistemas de pecuária de extensão no Centro de Extensão de Pesquisa Hettinger da NDSU. “Sempre certifique-se de que os animais não estão com fome antes de introduzir forragens com alto teor de nitrato.”
Carlson observa: “Certifique-se de que o feno com alto teor de nitrato não esteja úmido antes de fornecê-lo. O excesso de umidade pode resultar na conversão de algum nitrato na forma mais tóxica, nitrito. ”
O gado pode se adaptar a níveis mais elevados de nitratos, fazendo uma transição lenta de forragens com baixo teor de nitrato para forragens com maior teor de nitrato. Pesquisas indicam que bovinos devidamente adaptados podem consumir dietas contendo aproximadamente 2.000 ppm de NO3-N ou 14.440 ppm de KNO3.
A ensilagem de forragens com alto teor de nitrato ajudará a reduzir a concentração de nitrato em até 50%. Para reduzir efetivamente os nitratos, a ensilagem adequada deve ocorrer, o que requer aproximadamente 21 dias. Certifique-se de testar o teor de nitrato da silagem antes de fornecer aos animais.
“Os sinais clínicos de envenenamento por nitrato estão relacionados à falta de oxigênio no sangue”, disse Gerald Stokka, veterinário de extensão da NDSU e especialista em manejo de gado. “Várias horas após consumir níveis tóxicos de nitratos, o gado apresentará respiração difícil e rápida, uma mudança de cor marrom mais escura das membranas mucosas e fraqueza, tremores e cambalhota.”
Fêmeas prenhes que sobrevivem ao envenenamento por nitrato podem perder seus filhotes devido à falta de oxigênio no sangue. Isso pode acontecer aproximadamente 5 a 14 dias após a exposição a nitratos elevados.
Fonte: BEEF Magazine, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint