Cenário favorável ao produtor foi possível diante dos aumentos nos preços médios de comercialização do animal vivo e também das desvalorizações dos insumos. Porém agentes do setor têm se mostrado apreensivos e com receio de que, até o fim do mês, esse movimento seja interrompido.
O poder de compra de suinocultores paulistas frente aos principais insumos da atividade (milho e farelo de soja) vem crescendo nesta parcial de maio frente ao verificado em abril. Trata-se do terceiro mês consecutivo de avanço no poder de compra.
Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário favorável ao suinocultor foi possível diante dos aumentos nos preços médios de comercialização do animal vivo e também das desvalorizações dos insumos.
Apesar disso, agentes do setor consultados pelo Cepea têm se mostrado bastante apreensivos e com receio de que, até o fim do mês, esse movimento de avanço no poder de compra seja interrompido.
Esses agentes se fundamentam no fraco desempenho das vendas de carne na semana que antecedeu o Dia das Mães, quando tipicamente o mercado se aquece. Assim, os preços da proteína e, consequentemente, dos animais para abate, estão em queda nesta semana.
Fonte: Cepea