Mesmo sem China, preço do boi sobe quase 20% em novembro

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

O preço do boi gordo está se recuperando da forte queda de setembro e outubro, causada pela baixa oferta de animais prontos para o abate. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), apesar de o embargo da China à carne bovina brasileira continuar em vigor, na parcial de novembro até ontem (17/11), a arroba subiu 18,6% em São Paulo e chegou a R$ 304,80.

Em nota, pesquisadores do Cepea dizem que o período chuvoso favorece o desenvolvimento das pastagens, o que permite que pecuaristas segurem os animais. Em 29 de outubro, a arroba do boi gordo estava cotada a R$ 257,10, valor 16% menor que o registrado em 3 de setembro, último dia antes da interrupção das vendas aos chineses. 

O Ministério da Agricultura suspendeu as exportações após a confirmação de dois casos atípicos de doença da “vaca louca”, em Mato Grosso e Minas Gerais. O governo chinês não definiu uma data para liberar os embarques, mesmo após a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) ter reforçado que os casos não representam risco sanitário para o Brasil. 

A China é a principal importadora da carne bovina do Brasil. Sem as compras chinesas, o volume das exportações brasileiras no mês passado foi 43% menor que o de outubro de 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo)

Fonte: Valor Econômico

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *