Dados mostram os melhores meses para venda de soja, com base na média avaliada entre 2014 e 2023.
Afinal, em quais meses do ano os preços da soja apresentaram as melhores médias em relação ao valor médio geral avaliado em 10 anos, de 2014 a 2023? Assim como fizemos para o milho, boi gordo e o bezerro, compartilhamos os dados que têm sido solicitados por nossos leitores, como mostram os dados da Figura abaixo.
A Figura apresenta a variação do preço médio mensal da soja (Cepea, Paranaguá-PR), avaliado em Reais por saca, em relação a média geral, considerando os dados entre 2014 e 2023.
Os meses de outubro e novembro foram os melhores meses para venda de soja, já que apresentaram as maiores médias baseado nos dados de 10 anos, de 2014 a 2023.
A ideia foi buscar uma base de dados não maior que 10 anos para captar as mudanças mais recentes do comportamento de preço da soja dentro do ano e também descartar os dados parciais de 2024 para apenas considerar dados completos de cada ano e evitar alguma distorção.
O fato é que os preços da soja têm um comportamento bem definido, com a primeira metade de ano com valores mais baixos que a observada na segunda metade do ano, em função da disponibilidade do produto. E como comentado, ao longo do segundo semestre, os meses de outubro e novembro foram os que apresentaram as melhores médias de preço ao longo dos últimos 10 anos, entre 2014 e 2023.
No sentido oposto, o período que concentra os preços mais baixos do grão, ou seja, no primeiro semestre, o mês de janeiro foi o pior, seguido de abril e fevereiro, nessa ordem.
Vale lembrar que o preço da soja mostrou recuperação na parcial de setembro, apesar da volatilidade ao longo de 2024 (clique aqui). Contudo, o mercado futuro da soja ainda segue pressionado (clique aqui), principalmente devido a expectativa de alta na produção mundial de soja e a respectiva recuperação dos estoques na safra 2024/25.
Fonte: Farmnews