A decisão é ampla e irrestrita para todo animal, independente da idade ou vencimento da validade do Registro Genealógico de Nascimento.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou o prazo para que os animais com Registros Genealógicos de Nascimento (RGN) com validade vencida possam obter Registros Genealógicos Definitivos (RGD). A decisão é ampla e irrestrita para todo animal, independente da idade ou vencimento da validade do RGN. A data final para concessão de RGD é o dia 30 de dezembro.
A Superintência Técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) orienta que os produtores revisem seus planteis e verifiquem se há animais nessas condições para não perder o prazo. “Entre em contato o mais breve possível com o conferente de seu processo e agende seu atendimento. Evite que animais de interesse para sua seleção sejam eliminados do plantel por não poderem ser usados como reprodutores”, menciona na nota.
A validade dos certificados de RGN está impressa no próprio documento e elas serão efetivas a partir de 1º de janeiro de 2023.
Fonte: Ascom ABCZ