Análise é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que divulgou prognósticos para setembro, outubro e novembro. Confira a previsão por região
A largada da nova safra de grãos brasileira ocorrerá em meio a chuvas igual ou acima da média e calor, segundo prognóstico agroclimático para setembro, outubro e novembro divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A seguir, confira as projeções dos meteorologistas para cada região:
Norte
A previsão indica predomínio de chuvas acima da média em grande parte da área no trimestre, exceto no oeste da região amazônica, onde a tendência é de chuvas próximas à média. A temperatura média deverá prevalecer próxima e acima da climatologia do trimestre em grande parte da região, principalmente no sudoeste do Tocantins.
Quanto ao balanço hídrico no solo, a previsão é de déficit hídrico em grande parte da região em setembro e uma concentração desta área mais para o nordeste em outubro. Em novembro, deve haver o retorno de umidade para a parte centro-sul da região, com valores de até 60 mm de excedente hídrico no solo.
Nordeste
Em grande parte da região, a previsão indica chuvas acima da média histórica. Na parte leste da região, existe a tendência das chuvas ficarem próximas a climatologia, diz o Inmet. As temperaturas devem predominar acima da média, principalmente no oeste da Bahia e no sul do Piauí.
A previsão do balanço hídrico no solo indica predomínio de déficit hídrico na parte norte da região, principalmente em áreas do centro do Piauí. Sobre a parte sul do Nordeste, há possibilidade de excedente hídrico, principalmente em novembro.
Centro-Oeste
A previsão indica tendência de precipitação acima da média nos Estados de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Para o Mato Grosso do Sul, ainda se prevê uma certa irregularidade das chuvas. As temperaturas devem ficar acima da média no trimestre em toda a região.
Áreas de deficiência hídrica para o solo são previstas para setembro e outubro, enquanto para novembro existe uma tendência de ocorrer excedentes hídricos em áreas isoladas.
Sudeste
São previstos volumes de chuva acima da faixa normal no centro-norte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já no sul de Minas Gerais e São Paulo, as chuvas devem permanecer próximas a média. A temperatura deve prevalecer próxima e acima da média do trimestre em grande parte da região, principalmente no noroeste de Minas Gerais.
A previsão aponta para condições de déficit hídrico no norte de Minas Gerais e noroeste de São Paulo em setembro e outubro. Porém, para novembro, existe uma tendencia de ocorrer excedentes hídricos em áreas isoladas da região.
Sul
A previsão é de chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média em praticamente toda a região. Porém, existe a possibilidade de ocorrência de chuvas ligeiramente acima da média sobre o leste de Santa Catarina e Paraná.
A temperatura deverá prevalecer próxima à climatologia do período. Haverá, segundo o Inmnet, predomínio de excedente hídrico para o solo em praticamente toda região Sul, porém, existe uma tendência de redução dos valores de excedente para o final do trimestre.
Fonte: Globo Rural