Irrigação subterrânea permite ampliar área

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Com isso, agricultores alcançam ganhos operacionais e aumentam a produção

Uma nova tecnologia em irrigação permite irrigar a área total da fazenda de grãos e fibras. A ‘Uma nova fazenda embaixo dos seus pés’, foi apresentada pela israelense do setor Netafim. Trata-se de um sistema de irrigação subterrânea que pode ser feita mesmo em áreas irregulares e inclinadas.

A ideia é que o produtor possa aumentar os ganhos financeiros e operacionais, agregar valor à propriedade e verticalizar a produção sem precisar expandir suas terras. “Com a harmonização e integração de sistemas de irrigação, o agricultor otimiza a área irrigada, aumentando a produtividade sem a necessidade de expansão, além da possibilidade de aplicação de nutrientes através da nutrirrigação, reduzindo custos e aumentando a rentabilidade da propriedade”, explica Ricardo Almeida, CEO da Netafim Mercosul.

A irrigação subterrânea proporciona melhora no uso da terra, facilitando as operações agrícolas como plantio, tratos culturais e colheita. Resultados apontam que, com a irrigação, há o aumento de produtividade, em comparação com o sequeiro, em média 20% na safra e 40% na safrinha, além de redução da quantidade de água utilizada por saca produzida.

A solução de irrigação por gotejamento subterrâneo se adapta ao sistema de plantio direto e rotação de culturas. O plantio pode ser feito em qualquer espaçamento ou sentido, pois os tubos gotejadores são dispostos de acordo com o tipo de solo, irrigando sempre em área total. Além disso, na harmonização de projetos de irrigação, estruturas como bombeamento e adutora podem ser compartilhadas. 

A tecnologia de gotejamento subterrâneo está focada nas principais regiões produtoras de grãos no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Oeste da Bahia, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *