Em live realizada na tarde desta segunda-feira, 24, no programa semanal Bate-papo com Café, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), abordou o tema melhoramento genético em bovinos e anunciou o desenvolvimento de dois programas, em andamento, para o melhoramento genético das cadeias da carne e leite no Estado: o Mais Leite (gado leiteiro) e o programa para reprodução de gado de corte.
“Uma das maiores contribuições da ciência para revolucionar a pecuária bovina brasileira e tocantinense foi a melhoria genética do rebanho para alçamos características positivas de produção, como alto índice de conversão alimentar, melhor índice produtivo, precocidade, ganho de peso na desmama, habilidade material, acabamento, qualidade de carcaça. [Esses] são alguns dos benefícios com o melhoramento genético”, apontou o titular da Seagro, Jaime Café.
Para o médico veterinário da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Fernando de Paula Salini, esse processo de reprodução animal é fundamental para o aumento da qualidade do rebanho, tanto de corte como de leite. “E o Tocantins tem tudo para crescer, não somente pelo preço da carne, mais precisamente pela vocação natural que o Estado possui para essas duas cadeias da pecuária, carne e leite”, afirmou.
Programas
Um dos programas que já está em andamento foi efetivado com a parceria firmada entre Governo do Tocantins e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). Por meio da Seagro, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica que resultou na doação de 12 mil doses de sêmens de touros premiados produzidas pela empresa líder mundial na tecnologia de inseminação artificial Alta Genetics.
Com o programa, centenas de agropecuaristas familiares produtores de gado leiteiro de várias regiões do Estado serão beneficiadas por um período de quatro anos nesse processo de inseminação artificial por tempo fixo.
“Juntamente com a Conafer vamos levar a tecnologia de inseminação artificial para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de leite dos agricultores familiares” afirmou o secretário Jaime Café, reforçando que com o resultado do melhoramento genético nestes estabelecimentos agrofamiliares, o crescimento socioeconômico dos agropecuaristas será importante para dar estímulo a todo o mercado agropecuarista do segmento da agricultura familiar, contribuindo para a implementação de novas políticas públicas.
Cadeia da Carne
Outro projeto em andamento, em parceria com o Banco Mundial, vai beneficiar produtores de gado de corte tocantinense com investimentos de mais de R$ 5 milhões. Vão ser adquiridos sêmens e protocolos para a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) a técnica que controla e sincroniza o cio das fêmeas por meio de fármacos, garantindo a concepção de muitos animais ao mesmo tempo, além de 100 mil doses de raças para corte. O trabalho de seleção das propriedades vai ser iniciado em breve.
ASBIA
Segundo o relatório da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), em 2019 estima-se que 10,3 milhões de matrizes de corte no Brasil foram inseminadas, o que representa cerca de 16% das matrizes de corte. No Tocantins, mostrou-se acima da média nacional, com 25,4% das fêmeas em reprodução.
Fonte: Portal CT