A Amazon não é a única gigante da Internet que está tentando aproveitar ao máximo essa oportunidade
A Amazon anunciou que está lançando um serviço de agronomia para agricultores indianos. De acordo com o Business Standard, o Amazon Retail já começou a oferecer serviços de agronomia digital para agricultores no país oferecendo planos de cultivo visando melhorar a produtividade e a qualidade.
Além disso, ele também oferece alertas de pragas e doenças e software de gerenciamento de fazendas que podem ser acessados via aplicativo móvel – bem como uma equipe de agrônomos que podem dar conselhos mais abrangentes aos agricultores. A Amazon também disse que está construindo uma “infraestrutura robusta da cadeia de suprimentos com temperatura controlada” para preservar a qualidade dos produtos agrícolas e reduzir o desperdício de alimentos.
Mais da metade da população da Índia está empregada na agricultura e o setor representa cerca de um quinto do PIB do país. Mas a maioria das fazendas são pequenas propriedades que dependem de trabalho manual e práticas obsoletas; enquanto a infraestrutura ao redor da fazenda – de insumos e suprimentos pré-colheita ao transporte e armazenamento pós-colheita – está repleta de ineficiências que levam ao desperdício de alimentos e perda de renda para os agricultores.
Em um relatório divulgado no início deste ano, a Bain & Company estimou que o mercado indiano de logística agrícola habilitada para tecnologia, vendas e entrega de insumos poderia agregar US $ 35 bilhões em valor até 2025 .
A Amazon não é a única gigante da Internet que está tentando aproveitar ao máximo essa oportunidade. No ano passado, o Facebook investiu US $ 5,7 bilhões na operadora de rede móvel Reliance Jio , com a digitalização do setor agrícola da Índia destacada pela empresa como parte de sua motivação para fazer o negócio.
Fonte: Agrolink