Os contratos futuros do carvão metalúrgico chinês subiram mais de 13% nesta quarta-feira, impulsionados pela melhora do sentimento no mercado imobiliário e pelas expectativas de maior demanda por ingredientes siderúrgicos nas usinas, embora analistas estejam sinalizando riscos sobre fundamentos fracos.
Os reguladores financeiros disseram a alguns bancos para conceder mais empréstimos a empresas imobiliárias para o desenvolvimento de projetos, em esforços para aliviar as tensões de liquidez em todo o setor, de acordo com fontes.
“O setor ferroso agora está reparando as perdas do período anterior com sinais de alívio no mercado imobiliário”, disse Cheng Peng, analista da SinoSteel Futures.
Enquanto isso, a indústria espera um aumento na produção de aço nos próximos meses, depois de restringir sua produção mais do que o exigido pelas autoridades, o que pode beneficiar a demanda por matérias-primas, disse Cheng.
Os futuros de carvão metalúrgico mais negociados na Bolsa de Commodities de Dalian, para entrega em janeiro, dispararam até 13,5%, para 2.170 iuanes (339,71 dólares) por tonelada, e fecharam em alta de 12,4%, a 2.149 iuanes por tonelada.
Os futuros do coque na bolsa de Dalian saltaram 4,8%, para 3.050 iuanes por tonelada.
Os futuros do minério de ferro de referência ampliaram os ganhos após atingir o limite diário de 10% de negociação na terça-feira e subiram 5,8%, para 617 iuanes por tonelada.
Ainda assim, os analistas estão preocupados com as oscilações do mercado.
“Os esforços do governo para garantir o fornecimento de carvão trouxeram um impacto fundamental sobre sua oferta e demanda”, escreveram analistas da Huatai Futures em uma nota, acrescentando que a liquidez para carvão metalúrgico e coque são insuficientes agora.
Os preços spot do minério de ferro com 62% de teor de ferro para entrega na China subiram 2 dólares, a 97,5 dólares a tonelada, na terça-feira, mostraram dados da consultoria SteelHome.
O vergalhão para construção na Bolsa de Futuros de Xangai subiu 3,2%, para 4.502 iuanes por tonelada.
As bobinas laminadas a quente avançaram 3,2%, para 4.599 iuanes por tonelada, e os futuros do aço inoxidável subiram 3,6%, para 18.145 iuanes por tonelada.
Fonte: Reuters