Frigoríficos aderem a protocolo socioambiental para compra de gado

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Sistema chamado de Boi na Linha foi desenvolvido pelo Imaflora em parceria com o Ministério Público Federal e será adotado por todas as empresas associadas à Abiec

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) anunciou nesta terça-feira (6/6) a adesão formal ao Protocolo Boi na Linha, iniciativa desenvolvida pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), em parceria com o Ministério Público Federal, que estabelece critérios socioambientais na compra de gado no Brasil.

A partir de um termo de cooperação técnica entre Imaflora e Abiec, será construído um programa que permita a expansão do uso do Protocolo Boi na Linha em todos os frigoríficos associados à entidade, em todo o território nacional.

Atualmente, das 39 empresas associadas à Abiec, 16 já aderiram ao protocolo, incluindo as três maiores do país (JBS, Marfrig e Minerva).

“Com a representatividade das associadas da Abiec, vamos melhorar o ambiente de negócios, uniformizando procedimentos e critérios de originação no setor”, afirma, em nota, Marina Piatto, diretora-executiva do Imaflora.

Ainda segundo o comunicado, a cooperação entre as duas entidades também vai diferenciar os associados da Abiec nos mercados interno e externo, consumidores, investidores para valorizar a produção agropecuária legal e apoiar os compromissos climáticos do país e o combate à ilegalidade na compra de gado.

“Nossa ambição é ter dentro de um ano todas as empresas atuando na Amazônia dentro do protocolo, e em dois anos as outras empresas associadas”, diz Fernando Sampaio, diretor de sustentabilidade da Abiec.

As 16 empresas que atuam dentro do protocolo representam hoje 74% dos abates em frigoríficos que atuam sob o Serviço de Inspeção Federal (SIF) na Amazônia e 63% dos abates totais do Brasil.

Ainda de acordo com a nota, cooperação entre as entidades permitirá o engajamento dos frigoríficos associados à Abiec, e potencialmente irá alcançar as 39 empresas, que representam 84% dos abates de inspeção federal na Amazônia Legal, 80% dos abates de SIF no Brasil e 98% das exportações brasileiras.

Fonte: Globo Rural

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *