Em parte do Nordeste, os acumulados podem chegar aos 60 milímetros nesta quinta-feira (16)
As instabilidades seguem ativas em boa parte do país. De acordo com a previsão do tempo, os próximos dias terão registros de chegada da frente fria, atuação de jato subtropical e ocorrências de pancadas de chuva.
Esta pensando em adubar seus pastos agora no início das águas, com objetivo de melhorar a capacidade de suporte da sua fazenda e obter maior produção de @/ha? Conheça a excelente opção para ADUBAÇÃO de Pastagens e Culturas em geral . Clique aqui para saber mais!
Um jato subtropical, por exemplo, atua nesta quinta-feira (16) sobre a faixa que vai do Centro-Oeste até o Nordeste. Dessa forma, deve-se gerar instabilidades em altos níveis sobre essa parte do país, onde as pancadas de chuva são esperadas. Em geral, a expectativa é de acumulados entre 15 e 30 milímetros (mm).
Para a porção nordeste do NE, contudo, os volumes podem chegar aos 60mm. É o caso, por exemplo, de Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte. Em Porto Grande (AP), são aguardados acumulados de 40mm ao decorrer do dia.
Jato tropical e chegada da frente fria
Enquanto o Norte e o Nordeste lidam com o jato subtropical, o Sul vai encarar uma frente fria no decorrer dos próximos dias. Conforme a previsão do tempo até a próxima terça-feira (21), o fenômeno deve chegar ao Rio Grande do Sul no fim de semana. Assim, mais chuvas são aguardadas para região, inclusive em Santa Catarina.
Sem novas menções, ao menos por ora, referentes à presença da frente fria e à atuação de um jato subtropical para os próximos dias, a previsão do tempo para o Brasil indica que as chuvas tendem a diminuir no Nordeste a partir do início da semana que vem. Por outro lado, voltará a chover mais forte sobre o Centro-Oeste, principalmente em Mato Grosso.
Fonte: