FPA cobra solução de curto prazo para a falta de contêineres e navios

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FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Grupo parlamentar ligado ao agronegócio enviou ofício ao titular da pasta da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), apoiada por entidades do agronegócio, enviou ofício ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, pedindo ações de curto prazo para a falta de contêineres e navios para exportação dos produtos brasileiros. No ofício, assinado pelo deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), que é presidente da FPA, a entidade solicita uma reunião presencial urgente com o ministro para tratar do tema.

“Há algum tempo os setores produtivos exportadores e importadores têm sobrevivido com a escassez mundial de contêineres e principalmente de navios, fruto de uma concentração das empresas marítimas e aumento da capacidade dos navios, movimento percebido muito antes da pandemia de Covid-19, a qual apenas potencializou esses gargalos”, diz um trecho do ofício.

As entidades querem a elaboração de um plano de contingência por parte dos armadores que atuam no Brasil. “Lembramos que as exportações brasileiras são estratégicas para o país. Trata-se, inclusive, em certo sentido, de tema de soberania nacional, quando observamos que as consequências serão impactantes nas nossas exportações/importações, emprego, divisas e inflação, caso, a despeito das dificuldades de mercado, não façamos valer também nossas necessidades imediatas e futuras de crescimento das exportações do agronegócio.”

No texto, a FPA ressalta ainda que há um número expressivo de embarcações paradas nos portos e que o comércio global está na mão de cinco armadores, “o que dificulta a prática do livre mercado e a busca por alternativas e diálogos que mitiguem tais impactos.”https://f95fdfd81e159ff5588d131f5d963d7d.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Como medida de médio prazo, o documento sugere o estudo de ações que permitam a entrada de novos armadores para operar no Brasil ou a criação de incentivos para que os armadores garantam mais contêineres ao país.

Apoiam a reivindicação o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira das Indústrias de Pescado (Abipesca), Associação Mato Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Sindicato Nacional das Indústrias de Alimentação Animal (Sindirações), Sindicato Interestadual da Indústria de Tabaco (Sinditabaco), Ind& uacute;stria Brasileira da Árvore (IBA) e Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo).

Um dos setores que mais têm reclamado da falta de contêineres é o de carnes. Antonio Jorge Camardelli, da Abiec, disse na semana passada que o problema tem atrasado a programação dos embarques e gerado “alta lucratividade” para as empresas de transporte marítimo.

A reportagem questionou a assessoria do ministério se a reunião já foi marcada e qual o posicionamento do ministro nesse tema, mas ainda não obteve uma resposta.

Fonte: Globo Rural

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