Inmet mantém também estado de alerta na região Sul do Brasil nesta 4ª feira
A quarta-feira (17) será mais um dia marcado por chuvas espalhadas em várias regiões do Brasil. De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas mais intensas são esperadas para a faixa oeste do país, que está em estado de alerta laranja e com as condições sendo monitoradas pelo Inmet.
Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, explica que além das condições típicas da estação, um sistema de baixa pressão na Bolívia favorece a formação de nuvens carregadas nessas áreas, deixando o Amazonas, Rondônia, oeste do Mato Grosso e noroeste do Mato Grosso do Sul em alerta.
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, afirma a publicação oficial na página do Inmet.
Também para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet mantém a condição de chuva em boa parte do Sul do Brasil devido a passagem de uma frente fria pela área. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, complementa o Inmet.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Previsão estendida
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também prevê chuvas em boa parte do Brasil nos próximos sete dias.
Para o período entre 17 e 25 de novembro, o NOAA prevê os maiores acumulados na região central do país, com precipitação prevista entre 90mm e 100mm no período. A previsão também é de chuvas nas áreas do Matopiba e na região Sudeste, com precipitação entre 60mm e 80mm.
Para o Sul do Brasil, o modelo norte-americano indica chuvas entre 60mm e 70mm no período para os três estados. Apenas o sul do Rio Grande do Sul não deve registrar chuvas expressivas no período.
Entre os dias 25 de novembro e 3 de dezembro, a tendência é da permanência das chuvas no centro-norte do Brasil, com acumulados entre 80mm e 90mm, mas reduz as chuvas na parte Sul do Brasil.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Fonte: Noticias Agrícolas