Dispara o preço das terras para agricultura

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Preço das terras para agricultura está em disparada em todo Brasil, em especial no Paraná; Oeste e Sudoeste têm maior valor médio por hectare no Estado.

A terra para agricultura nunca valeu tanto quanto atualmente no Paraná, de acordo com um levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).

Entre os motivos para uma disparada do preço estão o aumento da necessidade de alimentos pelo mundo, o crescimento da demanda por áreas cultiváveis ​​e também a produção de soja.

“O principal motivo é a soja. A valorização desse produto nos últimos anos e principalmente nesse último ano é muito importante. Teve um período da pesquisa que a soja estava com valorização de mais de 90% em relação ao anterior ”, explica o engenheiro agrônomo Hugo Godinho.

As terras, no momento de uma negociação, são classificadas de acordo com os critérios, como o aproveitamento econômico, potencial de uso, fertilidade e tipo de solo, clima e geografia do terreno.

No geral, o maior aumento foi no preço das terras do tipo A-II, que são as áreas cultiváveis ​​com poucos problemas e próprios para grãos, com produtividade acima da média. O preço médio dessa classe no Paraná ficou em R $ 81 mil por hectare, 58% a mais que no ano passado.

Ao analisar a região por região, segundo o levantamento, o Oeste e o Sudoeste do Paraná têm o maior preço médio por hectare no Estado.

O preço médio passa dos R $ 120 mil por hectare em áreas de grande produtividade em Bom Sucesso do Sul (R $ 120 mil / ha), Serranópolis do Iguaçu (R $ 121 mil / ha), Pato Branco (R $ 122 mil / ha) ha) e Foz do Iguaçu (R $ 125 mil / ha).

A valorização ocorre em todas as regiões do Estado. Na Lapa, que fica na região de Curitiba, o hectare está custando mais de R $ 60 mil. No ano passado, estava em torno de R $ 45 mil.

Fonte: G1

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *