Digitalização no campo: como a tecnologia pode ser aliada à segurança alimentar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Rastreabilidade e controle de processos garantem a segurança na produção dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores

O processo de digitalização no agronegócio cresce de forma acelerada, e o Brasil é um dos países que mais inova em tecnologia na agricultura. Esse avanço é impulsionado pela necessidade de ampliar o controle produtivo e a rastreabilidade do alimento, desde o cultivo até a mesa do consumidor.

Como um impulsionador do crescimento tecnológico, o agronegócio brasileiro conta com o auxílio das agritechs, startups que promovem a inovação no setor por meio de novas tecnologias, ferramentas de automação, big data e inteligência artificial. De acordo com o Radar Agtech Brasil 2020/2021, iniciativa que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e empresas privadas, o País possui atualmente 1.574 startups atuando no agronegócio.

Nesse contexto, a Agrivale, um dos maiores produtores de uvas de mesa do Brasil com sede no Vale do São Francisco, em Petrolina-PE, tem investido em novas tecnologias que monitoram as condições climáticas para produção, realizam o controle de qualidade dos processos e proporcionam a rastreabilidade do produto, desde o cultivo até a disponibilização na gondola do supermercado.

Para dar suporte ao controle de qualidade e rastreabilidade das uvas produzidas, a Agrivale faz uso dos softwares da PariPassu, agritech integrante do Genesis Group. “Com os processos automatizados por meio dos softwares conseguimos acompanhar de forma criteriosa e ágil a qualidade das uvas que produzimos. Isso nos permite ter um maior controle da produção, reduzir perdas, além de possibilitar a tomada de decisões de forma rápida e com segurança”, afirma Luzineide Silva, supervisora de Controle de Qualidade na Agrivale.

A rastreabilidade é fundamental no que se refere à segurança alimentar, conceito que engloba a produção do alimento, transporte e armazenamento seguindo os requisitos de controle de qualidade até que cheguem à mesa dos consumidores. A Agrivale disponibiliza, por meio de um QR Code  no rótulo da embalagem das suas uvas, informações da empresa produtora, a especificação técnica da uva, data de colheita e todo o caminho percorrido desde o cultivo até a distribuição.

De acordo com Giampaolo Buso, CEO da PariPassu, a segurança alimentar tem sido um requisito importante para o consumidor. “Nós desenvolvemos soluções tecnológicas que dão suporte ao produtor, distribuidor e varejista. O setor agroalimentar, com base no consumidor, agora está olhando para a qualidade usual e não apenas visual do alimento. Isto significa que o produtor precisa disponibilizar mecanismos que demonstrem a qualidade efetiva do produto e é nesse cenário que a PariPassu atua, possibilitando o controle da cadeia produtiva e de todo elo, que compreende desde a produção até a comercialização do alimento”, explica Giampaolo.

Para monitorar a qualidade dos produtos que chegam à mesa dos brasileiros, a PariPassu desenvolveu o INDEX PariPassu, que é uma qualificação que atribui nota aos produtores e distribuidores de hortifrúti, clientes da companhia, que tem como padrão a qualidade, rastreabilidade, a segurança do alimento e a auditoria e certificação.

A edição de 2021 para apresentação do INDEX exclusivo para os clientes classificou a Agrivale como um dos produtores do setor de hortifrúti melhor avaliado de acordo com as notas de conformidade entre as métricas analisadas.

Fonte: Press à Porter

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *