Informações ambientais, de manejo e de trânsito ficam disponíveis em tempo real para consulta por indústrias, governos, importadores e consumidores
Uma demanda antiga do mundo para a agropecuária brasileira pode estar perto de ser concretizada, a rastreabilidade. Por meio de um novo conceito de plataforma colaborativa, que permite a integração de diferentes tecnologias em um único sistema e com a aplicação de ferramentas de inteligência artificial, a
Dimitra busca ajudar o governo a organizar a cadeia de informação do agronegócio brasileiro, permitindo rastrear toda a cadeia produtiva.
“Nós utilizamos as informações inseridas pelos produtores rurais em nossa plataforma para cruzar com dados de diversas outras fontes e oferecer dicas e sugestões de como produzir melhor. Esse valor agregado é muito importante para o produtor, principalmente os menores que podem ter sua produção aumentada em 20% a 50%”, explica Diego Costa, diretor de vendas da Dimitra para a América Latina.
Diante de todos esses dados, a rastreabilidade é uma consequência na plataforma da Dimitra, podendo compilar informações ambientais, de manejo e de trânsito em tempo real. Os dados podem ser acessados por indústrias, governos, importadores e consumidores através da autorização dos produtores rurais. “Com essa tecnologia, podemos ajudar o mundo a produzir mais de maneira sustentável”, diz Costa.
“A ideia da Dimitra é ser uma intermediária da tecnologia para os produtores rurais no Brasil e no mundo, de forma gratuita, mas que os governos também possam fazer de nossa plataforma um instrumento de fomento ao agronegócio e ainda ter todas as informações da cadeia produtiva de cada país”, explica o diretor de vendas.
A rastreabilidade de animais e vegetais tem sido cada vez mais demandada no mundo pelos consumidores. Atualmente, a Dimitra possui equipe e parceiros para sua plataforma colaborativa em mais de 60 países ao redor do mundo. Na América Latina, a empresa também já se movimenta para firmar novas parcerias e mantém contato com empresas, associações e governos de diversos países.
“Já temos contratos assinados para a disponibilização da plataforma para mais de 18 milhões de produtores e estamos apresentando nossa plataforma e tecnologias para o governo de 71 países, inclusive o do Brasil, para que os produtores tenham acesso à inteligência artificial aplicada para melhorar o processo de tomada de decisão, além de outros benefícios”, pontua Costa.
A Dimitra é uma startup canadense que nasceu com o conceito de plataforma colaborativa, criando um ecossistema de integração de diferentes tecnologias, em uma única plataforma, de forma que facilite a oferta de novas tecnologias aos produtores rurais. Um programa de incubação também foi lançado recentemente para fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias e o fortalecimento do ecossistema, distribuindo US$ 200 mil em premiações.
Fonte: Dimitra