Com disparada do preço da carne nos EUA,Marfrig lucra R$ 1,6 bi

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FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Resultado do segundo trimestre é o melhor da da história da companhia brasileira

No trimestre em que a pandemia derrubou a produção americana de carnes, suscitando preocupações sobre o abastecimento de alimentos nos Estados Unidos, a brasileira Marfrig Global Foods ganhou dinheiro como nunca. Entre abril e junho, o grupo lucrou R$ 1,6 bilhão, um desempenho recorde e mais de 17 vezes superior aos R$ 87 milhões de igual período de 2019.

No segundo trimestre, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado mais do que triplicou, chegando a R$ 4 bilhões. Com isso, a margem Ebitda ajustada bateu recorde saindo de 9,1% para 21,5%.


O resultado foi catapultado pela oferta reduzida de carne nos EUA. Em meio ao espalhamento do vírus entre funcionários, dezenas de frigoríficos fecharam temporariamente, o que provocou uma disparada nos preços da carne bovina no país.

Marfrig


Nesse cenário, a Marfrig se beneficiou da estratégia adotada no primeiro trimestre, ao segurar as vendas para fazê-las quando os preços praticamente dobraram em comparação ao pré-pandemia.


Nos Estados Unidos, o grupo é dono da quarta maior indústria de carne bovina — National Beef. No segundo trimestre, as operações americanas foram responsáveis por 77% do faturamento da empresa brasileira.


Embora os negócios nos EUA tenham sido os principais responsáveis pelo
desempenho positivo da Marfrig, o resultado na América do Sul — e
particularmente no Brasil — também foi recorde, impulsionado pelo aumento da exportação e pela apreciação do dólar ante o real. Ganhos de produtividade, com maior rendimento de carne bovina na desossa, também contribuíram com a rentabilidade entre abril e junho.

Receita Liquida


Globalmente, a receita líquida da Marfrig atingiu R$ 18,9 bilhões no segundo trimestre, crescimento de 54,2% na comparação anual. Na América do Sul, as vendas renderam R$ 4,4 bilhões, incremento de 27,7%.

Nas operações norte-americanas, o câmbio ajudou a impulsionar a receita em reais – R$ 14,4 bilhões, aumentando 64,6%.

No entanto, as vendas também aumentaram em dólar. Entre abril e junho, a receita líquida da National Beef chegou a US$ 2,7 bilhões, incremento de 19,3% na comparação anual. De acordo com o executivo Tim Klein, responsável pelas operações da Marfrig nos Estados Unidos, a companhia conseguiu um dos melhores desempenho do setor.

Quando comparado ao resultado de concorrentes como a americana Tyson Foods, que já divulgou recentemente o balanço do período, a estratégia adotada pela Marfrig de segurar as vendas mostra o êxito.

Entre abril e junho, a receita do negócio de carne bovina da Tyson recuou 11,5%, enquanto que o volume caiu 23,8%. No caso da Marfrig, a operação americana teve aumento da receita e queda de volume de 7%, abaixo da concorrência.

De acordo com Klein, a paralisação de frigoríficos por causa da covid-19 e o maior nível de absenteísmo na indústria americana provocado pela doença acabou se refletindo positivamente sobre a margem. De um lado, o preço do gado na região de Kansas, onde ficam os principais abatedouros do grupo, recuaram 9%. Do outro lado, o preço da carne bovina subiu.

Com isso, a margem Ebitda ajustada do negócio da Marfrig nos EUA atingiu níveis sem precedentes. No segundo trimestre, o Ebtida da National Beef cresceu 170,4% igual intervalo do ano passado, atingindo US$ 631 milhões. A margem Ebitda chegou a 23,7%, alta de 13,2 pontos.

Segundo Klein, o Ebitda já inclui despesas de mais de US$ 50 milhões em medidas contra a covid-19, o que inclui bônus para desestimular o absenteísmo e investimentos em segurança. No terceiro trimestre, esses gastos devem cair para cerca de US$ 20 milhões, disse.

Na América do Sul, a rentabilidade também foi positiva, com margem Ebitda de 13,9%, avanço de 10,6 pontos. O resultado da região foi puxado pelas vendas à China e Hong Kong, que absorvem 68% das exportações de carne bovina da empresa.

Com o bom resultado operacional, o grupo gerou mais de R$ 3 bilhões em caixa, reduzindo o Índice de alavancagem (relação entre divida liquida e Ebitda) de 3,56 vezes em março para 2,07 vezes em junho.

Fonte: Valor Econômico

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