Chuvas volumosas marcam a sexta-feira

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

FICHA DE CONSUMO DE SUPLEMENTO MINERAL GRÁTIS

Temperaturas devem cair

Nesta sexta-feira (14/04) o avanço da frente fria para as regiões centrais do país deve formar um canal de instabilidades desde o sul da região Norte até a costa da região Sul. a previsão indica chuvas volumosas ao longo do período, com alguns resultados sinalizando para até 70 mm em alguns setores. 

Apesar disso, as condições de tempo adverso – como granizo, vendavais, raios – diminuem se comparadas ao dia anterior, mas os alertas valem para as chuvas intensas.

Já na região Nordeste, a massa de ar seco ganha mais abrangência nesta sexta diminuindo as condições de chuvas até mesmo em áreas do extremo norte da região e avançando para setores do nordeste do Mato Grosso, sudeste do Pará, Tocantins e norte de Goiás. O alívio momentâneo nas chuvas é positivo, pois pode favorecer o avanço das operações de colheita nas lavouras de soja da região. 

Massa de ar frio

Na retaguarda da frente fria, existe a presença de uma massa de ar frio e seco – associado à região de alta pressão de origem polar – que deve manter o tempo firme na metade sul do Rio Grande do Sul. 

Não há revisão de frio intenso para esta sexta, mas as temperaturas no período da tarde serão mais agradáveis em áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo e metade sul de Minas Gerais.

Veja o mapa e a previsão por região

Norte

Os corredores de umidade retornam para o centro e oeste da região, promovendo mais condições de chuvas sobre o Acre e oeste do Amazonas. Por outro lado, a massa de ar seco – que estava mais restrita ao nordeste – avança para áreas do Pará e diminui ainda mais as condições de chuvas no Tocantins. O tempo seco, deve contribuir para o avanço da área de colheita da soja em ambos os estados.

Nordeste 

A intensidade da massa de ar seco aumenta nesta sexta-feira, diminuindo ainda mais as condições de chuvas na região. Até mesmo em setores do extremo norte, como no Litoral Piauiense e Baixo Parnaíba Maranhense as chuvas devem aliviar nesta sexta. A previsão indica temperaturas acima dos 35°C em áreas de todos os estados, mas com destaque para Alagoana do Sertão do São Francisco que deve registar até 37°C.

Centro-Oeste

Com a influência da frente fria no centro-sul do país, um corredor de umidade se forma sobre o centro-oeste, reforçando as instabilidades presentes na região. Nesta sexta, os alertas para chuvas fortes persistem no sul do Mato Grosso do Sul, mas as condições de tempo severo diminuem. Nas imediações de Iguatemi (MS) os registros devem superar a marca dos 45 mm ao longo do período. Em Mato Grosso e Goiás, as chuvas ficam mais irregulares e o tempo tem predomínio de sol em Alto Araguaia (MT) e na Chapada dos Veadeiros (GO).

Sudeste

A chegada da frente fria traz uma série de instabilidades para a metade sul da região. O destaque são os grandes volumes previstos para regiões como Presidente Prudente no sudoeste de São Paulo. Na média das projeções os acumulados podem superar os 50 mm no decorrer do período e não se descarta algum pontual ainda maior. As chuvas avançam até o centro-norte de Minas Gerais, mas ocorrem de forma irregular. Em relação às temperaturas, os termômetros registram marcas mais agradáveis no período da tarde entre São Paulo e Sul de Minas.

Sul

A frente fria ainda atua na região, mantendo um corredor de umidade entre o norte do Rio Grande do Sul e Paraná. A previsão indica chuvas volumosas no decorrer do dia, com previsão entre os 30 a 40 mm, com pontuais podendo superar os 70 mm. Essas chuvas mais intensas devem ocorrer no sul de Santa Catarina e noroeste do Paraná, como em Astorga. Por outro lado, a massa de ar seco e frio, invade o sul do Rio Grande do Sul, mantendo o tempo firme e as temperaturas mais frias. 

Fonte: Agrotempo e Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
Print
Email
WhatsApp

Autor

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *