De acordo com informações do meteorologista Francisco de Assis Diniz,d do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os modelos meteorológicos já começam a indicar certa umidade ligando o norte ao sul do país, mas ressalta que ainda é cedo para confirmar o início da estação chuvosa.
Até setembro, pelo menos, a massa de ar seco deve continuar predominante em boa parte do país, favorecendo as temperaturas mais elevadas em algumas áreas, além do alerta para baixa umidade relativa do ar no Brasil Central.
Segundo Assis, para os próximos dias, continuam mantidas as previsões de boas chuvas para o Sul do Brasil. O modelo Cosmo, também do Inmet, prevê precipitação entre 20mm e 30mm entre o norte de Santa Catarina e sul do Paraná nas próximas 24 horas.
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), divulgada nesta sexta-feira (13), começou a indicar certa umidade lidando o norte e sul do Brasil.
Segundo Assis, ainda é cedo para confirmar o retorno da estação chuvosa, mas os modelos indicam que a atmosfera já começa a se preparar para o período de chuvas. O modelo mostra a tendência de corredor de umidade entre os dias 21 e 29 de agosto.
“É uma boa indicação de que já há uma melhoria para as condições hídricas do solo. É a atmosfera dando sinal de algumas chuvas acontecendo”, comenta Assis.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Fonte: Notícias Agrícolas