No decorrer das próximas horas, uma frente fria está se formando e pode mudar o tempo na região Sul
No decorrer das próximas horas, uma frente fria está se formando e pode mudar o tempo na região Sul. Este sistema já está se posicionando sobre o norte da Argentina e Uruguai. Além disso, um ciclone associado a essa frente fria está bem deslocado no oceano, localizado na altura da costa da Argentina.
Imagem com o sensor térmico para às 13h50 no horário de Brasília. Destaque para as formações de nuvens carregadas entre Argentina e Uruguai.
Um ponto relevante para notar é o papel dos Jatos de Baixos Níveis, ou JBNs – correntes de vento que ocorrem principalmente na troposfera, transportando grandes quantidades de ar quente e úmido da região Amazônica para o sul do continente. Eles serão cruciais no fornecimento de suporte para o sistema de chuvas que se aproxima.
As instabilidades surgem na sexta-feira mas é a partir da madrugada de sábado (20) que as chuvas devem chegar no território nacional principalmente em áreas do oeste e sul do Rio Grande do Sul. Cidades como Uruguaiana, Bagé e Pelotas devem ficar em alerta. A previsão indica chuvas mais irregulares com baixos acumulados.
No domingo (21), o sistema avança e ganha reforço com uma região de baixa pressão no paraguai, além de um fortalecimento do JBN. As chuvas deverão se expandir mais sobre o estado do Rio Grande do Sul, podendo alcançar o oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná, até mesmo ao sul do Mato Grosso do Sul. Nestes setores, há também a possibilidade de ocorrerem alguns temporais isolados.
Com a maior presença das nuvens e a chegada do ar quente, a tendência é que as temperaturas fiquem mais elevadas, especialmente ao amanhecer, com registros acima dos 14°C em muitas áreas do estado gaúcho.
Fonte: Agrolink