Conab atualiza estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra 2023/24, revelando progresso no plantio e início da colheita
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu mais recente acompanhamento das lavouras brasileiras, oferecendo insights sobre o estágio atual de desenvolvimento do milho de verão na safra 2023/24 no Brasil.
O plantio da primeira safra atingiu 87,7% do total previsto, marcando um avanço em relação à semana anterior, quando estava em 84,3%. No entanto, esse número ainda está aquém dos 91,9% registrados no mesmo período da safra passada. Estados como Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Santa Catarina lideram as atividades, atingindo 100% de conclusão, seguidos por Rio Grande do Sul (95%), Bahia (94%), Maranhão (47%) e Piauí (41%).
Paralelamente, a Conab destaca que a colheita do milho de verão alcançou 6,8% das lavouras, apresentando um avanço em comparação aos 4,2% da semana anterior e superando os 3,3% do mesmo período do ano passado. Os estados que iniciaram a colheita são Rio Grande do Sul (24%), Santa Catarina (8%) e Paraná (1%).
Quanto ao estágio de desenvolvimento das lavouras de milho primeira safra, 4,4% estão em fase de emergência, 33,2% em desenvolvimento vegetativo 15,9% em floração, 21,8% em enchimento de grãos, 17,8% em maturação e 6,8% já foram colhidas.
Fonte: Agência do Estado
Clique em Saiba Mais para Acessar a Planilha Custo de Produção do Bezerro (IATF a Desmama)